SCHULZ COMPRESSORES LTDA UTILIZA IMPRESSORA 3D TAURUS DE GRANDE VOLUME

SCHULZ COMPRESSORES LTDA É PIONEIRA NA UTILIZAÇÃO DA IMPRESSORA 3D TAURUS DE GRANDE DIMENSÃO E MODIFICA SUA FORMA DE PRODUÇÃO DE PEÇAS GRANDES E PEQUENAS EM SUA FÁBRICA

A primeira e única impressora nacional de grande dimensão (com área de impressão de 500mm x 500mm x 900mm proporciona o melhor custo benefício já obtido pela empresa e agrada por sua proximidade entre cliente e fabricante, prestação de serviços de consultoria, pós-venda e assistência técnica contínua: diferenciais essenciais

Joinville (SC), 17 de setembro de 2019 – A Schulz S/A, empresa catarinense e maior indústria de compressores de ar da América Latina, começou suas atividades fabricando torno de bancadas (morsas) e peças agrícolas com apenas 26 funcionários e, hoje, conta com 2.750 colaboradores em seu parque de 359 mil metros quadrados para construir uma ampla gama de soluções residenciais, profissionais e industriais. Era 1963 quando Heinz Schulz, para fundar a empresa, convidou um grupo de amigos que hoje têm seus sobrenomes reconhecidos em todo o Estado e eles transformaram a Metalúrgica Schulz no que ela representa hoje.

Com o mesmo ímpeto desses visionários, o grupo – com várias empresas hoje, entre elas a Schulz Compressores Ltda. – se manteve ao longo desses anos sempre à frente do seu tempo com elevado padrão tecnológico de seus produtos e, atualmente, conta com a impressão 3D para acelerar cada vez mais o lançamento de novos produtos de compressores, secadores de ar, filtros de linhas, ferramentas pneumáticas e elétricas, entre vários outros, e a melhoria contínua de milhares de produtos que compõem a linha completa para geração, tratamento e armazenamento de ar comprimido para os mais variados ambientes e necessidades que surgem nos 70 países que atende hoje. A empresa tem presença física também nos Estados Unidos e na China.

Fabiano Alves Dencker, especialista em Desenvolvimento de Produtos da Schulz Compressores Ltda, conta que, com o robusto modelo 3D Taurus AF5 900, adquirido em dezembro de 2018, a empresa vem ganhando celeridade na criação de peças dos mais variados tamanhos.

Dencker e sua equipe inclusive já foram “os apresentadores” da solução encontrada para outras empresas gigantes de Santa Catarina como a WEG e a Tigre, atuais clientes também das Impressoras 3D Taurus.

“Buscávamos uma máquina com capacidade dimensional (área de impressão) que permitisse fazer peças grandes e deixar de terceirizar a produção de protótipos”, explica. “E encontramos na Render, a distribuidora oficial da 3D Taurus no Brasil, um acompanhamento diário de nossas necessidades para que o fabricante construísse um modelo desenhado especialmente para nossas necessidades”, detalha Dencker. “A AF5 900 nos ajudou na flexibilização do tamanho das peças que produzimos para testes pois o eixo Z da máquina proporcionou uma altura satisfatória de 900 mm”, diz.

Bem-vindo ao mundo novo da tecnologia 3D: redução da produção das peças de muitos dias para poucas horas.

De acordo com Dencker a área de prototipagem vem se reinventando. Ele recorda que há uns 15 anos, o Brasil tinha muita limitação no desenvolvimento de protótipos e as partes das peças da Schulz eram produzidas todas separadas e não acompanhava a dinâmica da indústria.

Em algumas ocasiões chegaram a produzir protótipos fora do Brasil, na Alemanha, com custo inevitavelmente muito alto, além dos custos com transportes. E mesmo as terceirizadas no Brasil, o tempo de espera pela peça levava até 60 dias. Há alguns anos reduziu para 45 o tempo médio. Mas com a impressão 3D têm-se peças grandes em no máximo três dias e as peças pequenas e médias em poucas horas, e dentro do departamento de engenharia da empresa.

A Virtual Automação disponibiliza comercialmente e a Render é a distribuidora oficial das impressoras 3D nacionais de alto desempenho fabricadas pela 3D Taurus

Sem citar valores drásticos de redução de custos, Dencker afirma que em apenas seis meses de usabilidade o equipamento já se pagou. Basicamente o custo atual é o de mantê-la ligada durante todo o expediente das 8h00 às 18h00 e, dependendo da peça, ela trabalha sozinha em finais de semana; e o investimento também em insumos (materiais) e filamentos (em ABS, mais utilizado pela Schulz, além do PET-G e PLA).

Os analistas Lucas Tuan Schulz e Muryllo Vinci, da equipe de Dencker,destacam também a comodidade de não precisar orientar terceiros sobre o modelo que deseja para cada peça. O equipamento está na sala de trabalho, disponível para o que quiserem co-criar. “A possibilidade de termos uma impressora 3D Taurus aqui na fábrica gera a oportunidade de viabilizarmos novas habilidades e criarmos soluções diferenciadas e impensadas antes dela. Há de forma empírica uma intrínseca vontade de criar novidades e inovações. Não vemos mais necessidade de contratar um especialista externo”, diz Vinci.

“E, hoje, por exemplo, é possível que uma peça de protótipo também sirva de molde para a fundição em alumínio e ferro fundido. Em vez de produzir uma peça em madeira (ou outro material) através da usinagem (manufatura subtrativa) em uma máquina CNC, nós conseguimos imprimir a peça final (considerando a contratação do filamento da impressora e até do material da peça final) e utilizá-la para fabricação do molde. Resolvemos em uma semana o que demoraria cerca de 40 dias. Há uma significativa agilidade em todo o processo de desenvolvimento”, finaliza Schulz.

V.U.C.A.¹ – Volatilidade (Volatility), Incerteza (Uncertainty), Complexidade (Complexity) e Ambiguidade (Ambiguity) – Para esse novo momento no mercado, novas tecnologias são empregadas para dar agilidade às mudanças fabris da Schulz.

Alguns compressores em destaque que têm partes de suas peças impressas
na 3D Taurus AF5 900

Entre os destaques da linha de compressores rotativos que inclusive estarão à mostra na Intermach 2019, em Joinville entre os dias 17 e 20 de setembro — estão os compressores rotativos de parafuso da linha  SRP 4000 que podem proporcionar economia de até 38% no consumo de energia e operar 24 horas por dia.

Compressor Scroll SCR 4005E TS

Por gerar ar comprimido isento de óleo, este equipamento é indicado para aplicações críticas, como na indústria de alimentos, semicondutores e ambientes hospitalares. A tecnologia Scroll também permite integrar secador e reservatório de ar, gerando ar comprimido de alta qualidade livre de condensado.

Compressores Booster SB

Desenvolvido para operar em baixa rotação, o compressor booster é ideal para aplicações onde há necessidade de elevar a pressão de ar comprido na rede, como na produção de garrafas PET, por exemplo.

Compressor de Pistão Audaz

O primeiro compressor de 5 hp com acoplamento direto fabricado no Brasil, apresenta uma configuração de montagem que elimina o uso de volante, polias e correias. Com isso proporciona um menor custo de manutenção, maior segurança na operação e longa vida útil. A exclusiva tecnologia Ic-Tech permite que o Audaz opere com máxima eficiência oferecendo até 20% de economia no consumo de energia.

Separador de Condensado da linha SCS

Indispensável na montagem da rede de ar, os separadores de condensado da Schulz são fabricados conforme NR-13 e certificados pelo Inmetro, o que garante qualidade e segurança.

Motobombas de Combate a Incêndio SSCI5

Reconhecida pela confiança e tradição, as motobombas da linha SSCI5 da Somar by Schulz são práticas e versáteis, pois possuem bitolas de recalque padronizadas para mangueiras de incêndio. Além disso, apresentam o melhor desempenho do mercado, sendo ideias para bombeamento de água limpa em redes de combate a incêndio residencial, comercial e industrial.

Resumos institucionais:

A Schulz Compressores é a maior fabricante de compressores de ar da América Latina, com presença em 70 países, em todos os continentes. Com matriz em Joinville, SC, oferece aos mercados residencial, profissional e industrial uma linha completa na geração, tratamento e armazenamento de ar comprimido.
No Brasil, a empresa conta com mais de 7 mil revendedores e possui a maior rede de assistência técnica autorizada em compressores de ar da América Latina.

A Virtual Automação é uma empresa catarinense, GOLD PARTNER da Autodesk e faz parte do Grupo Grapho, de Porto Alegre (RS). Destaca-se por promover as mais avançadas tecnologias em CAD/CAM/PDM/BIM/RV* para projeto, visualização, simulação e análise de desempenho, o que garante aumento de produtividade e inovação para os seus clientes. “Sua parceira CAD/CAM/PDM/BIM/RV*” é o lema da Virtual Automação desde a sua fundação há 24 anos!”. Desde o início de 2019 é revenda da distribuidora de impressoras 3D Render Cursos Ltda.

A Grapho é Gold Partner da Autodesk e está entre os maiores parceiros Autodesk no mundo e tornou-se a primeira revenda Autodesk no Brasil em 1986. Durante sua trajetória de mais de 30 anos de parceria com a Autodesk, conquistou confiança e credibilidade de mais de 15.000 empresas clientes, trabalhando em parceria para maximizar a produtividade e a qualidade de seus projetos. Com sete escritórios no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo, a GRAPHO possui uma equipe técnica e comercial altamente qualificada e capacitada a avaliar e propor a melhor solução para seus clientes e já acumula 14 prêmios concedidos pela fabricante de software americana.

A Render Cursos Ltda. é distribuidora das impressoras marca 3D Taurus e centro de treinamento online situado na cidade de Joinville. A Render compartilha informações, ensinando conteúdos e ampliando o horizonte técnico e intelectual de profissionais em todos os níveis de formação, distribuídos por todo o Brasil.

A 3D Taurus é uma indústria brasileira fabricante e desenvolvedora de impressoras 3D. Está situada na cidade de Biguaçu (SC). Possui know-how de desenvolvimento e produção de sistemas de impressão 3D em FDM e impressoras de Resina com tecnologia LCD.

¹O termo V.U.C.A. surgiu nos anos 90 dentro de um contexto militar e é uma sigla para descrever um ambiente, uma situação ou condições de volatilidade (volatility), incerteza (uncertainty), complexidade (complexity) e ambiguidade (ambiguity). Logo o termo foi adotado pelos administradores, pois traduz muito bem as condições do mundo dos negócios nos dias atuais e está influenciando muito a forma de gestão nas empresas. Em um momento em que as tecnologias se renovam constantemente e os nossos hábitos de consumo se transformam a cada instante, as incertezas e a mudança se tornaram constantes no mercado, fazendo desse ambiente caótico o “novo normal”.


O que V.U.C.A. significa, na prática.
V – Volatility (volatilidade) – O momento presente é muito dinâmico, volúvel, veloz e efêmero, não segue padrões previsíveis, por isso, não podemos buscar no passado as soluções para o futuro. Isso demanda adaptações rápidas e precisas, como uma forma de manter os planos fazendo sentido, mesmo com as mudanças de cenário.
U – Uncertainty (incerteza) – O ambiente instável mudará seus planos em diversos níveis. A alta conectividade entre pessoas, processos e plataformas gera uma relação de dependência que afeta os planos de curto, médio e longo prazos. Nesse cenário, ter pessoas com opiniões realmente diversas faz a diferença. Outras vivências podem trazer outra forma de lidar com determinados problemas.
C – Complexity (complexidade) – Este termo remete às inúmeras variáveis que afetam nosso dia a dia. No entanto, um mundo mais complexo requer soluções mais simples. Precisamos aprender a lidar com a não linearidade das situações. Se tentarmos lidar com todas as variáveis de maneira complexa, correremos o risco de perder o timing para solucionar tal problema.
A – Ambiguity (ambiguidade) – Este termo significa a falta de clareza sobre o significado, a causa e as circunstâncias de um acontecimento. E por esse motivo, muitas vezes, não há uma resposta certa para nossas questões, pois tudo é ambíguo. O que realmente importa é que a decisão tomada faça sentido para a situação e traga eficiência. Não podemos sustentar uma visão tão maniqueísta na vida real.

Assessora de Imprensa:
Diná Simas MTb.: 19.543
(47) 9-9681-9092 | (11) 9-8069-2622

Fechar Menu

Seu Futuro começa aqui!

+ de 360 cursos de CAD, CAM, arquitetura, engenharia, eletrônica, animação 3D, design, desenho técnico e games

Temos aqui um CUPOM especial para você!