PlayStation 4 – Especificações de uma poderosa máquina

ps-4-banner-Render

 

O PlayStation 4 é a mais recente plataforma de games anunciada. Desenvolvida pela SONY, tem previsão para ser lançada no final de 2013. O PS4, como também é chamado, tem uma configuração de dar inveja a muitos usuários de PC, e é comentado que ele será entre 8 a 10 vezes mais potente que a geração atual, o PlayStation 3. Confira, abaixo, as configurações anunciadas no site oficial da SONY. Ainda não existem todos os detalhes, mas dá para se ter ideia do “poder de fogo” do novo console.

Processador Principal:

• Single-chip custom processor

CPU: low power x86-64 AMD “Jaguar”, 8 cores

GPU: 1.84 TFLOPS, AMD Radeon™ Graphics Core Next engine

Memória:

GDDR5 8GB (Compartilhada)

Disco Rígido: Não informado

Drive Ótico:

• BD 6xCAV – DVD 8xCAV

Entradas e Saídas (I/O)

Super-Speed I/O USB (USB 3.0), AUX

Comunicação:

• Ethernet (10BASE-T, 100BASE-TX, 1000BASE-T)

• IEEE 802.11 b/g/n

• Bluetooth® 2.1 (EDR)

Saída de Vídeo e Áudio:

• HDMI

• Analog-AV out

• Digital Output (optical)

A versão atual, o PlayStation 3, tem um processador proprietário, o CELL, desenvolvido em parceria com a IBM. Ele possui uma estrutura interna totalmente diferente das usadas nos processadores de PCs e MACs.

Já o PlayStation 4 usará um processador desenvolvido pela empresa AMD, que utiliza o mesmo conjunto de instruções dos processadores usados em PCs e MACs, o conhecido “x86” 64 bits. Isso abre um leque de possibilidades para esta nova plataforma, já que é conhecida por muitos desenvolvedores.

O processador usado no PlayStation 4 terá 8 núcleos de processamento. Normalmente, os PCS de mercado têm 2 ou 4. Ele conta com um processador gráfico potente e várias outras funções, tudo no mesmo chip, o que permite um alto poder de processamento. Segundo a SONY, o processador de vídeo terá poder para processar quase 2 Teraflops. Para se ter uma ideia, o processador I7 980XE de 6 núcleos chega a apenas 0,11 Teraflops. Isso mesmo, a GPU ou processador gráfico do PS4 será quase 20x mais rápida que o I7 citado.

Contando com 8GB de memória DDR5 e diversas interfaces de comunicação, temos uma máquina completa para rodar os melhores e mais complexos jogos da nova geração.

Comparando o hardware do PlayStation 4 com PCs atuais, podemos dizer aparentemente que o PS4 se compara a boas estações gráficas profissionais.

playstation-4-controller

Isso fez surgir uma ideia: “Imagine podermos rodar aplicativos gráficos nesta pequena estação de Trabalho. Colocar ferramentas gráficas na mão de crianças, adolescentes grudados na tecnologia e até mesmo para os “dinossauros” da indústria, para explorar o seu poder criativo, concebendo novos designs e produtos”.

Infelizmente, não é tão simples assim. Não pelo hardware, pois, pelo que vimos até agora, o PS4 teria fôlego de sobra para rodar softwares de CAD, CAE ou destinados a criação de animações 3D e Design.

Mas para que isso fosse possível, teríamos que ter alguns fatores bem positivos. O principal é a SONY criar um bom sistema operacional, robusto, que suporte vários tipos de aplicações, ou mesmo abrir a possibilidade da instalação de outro sistema operacional que pudesse suportar tais aplicativos, o que parece improvável. Outro fator é a indústria de softwares ter motivação e acesso ao desenvolvimento deste tipo de aplicativos ou mesmo adaptar os aplicativos atuais para esta nova plataforma.

Então, “sonhando” um pouco: “Que tal plugar um teclado e mouse no seu futuro PS4 e executar softwares como AutoCAD, Inventor, SolidWorks, REVIT, 3ds MAX e Photoshop de forma ultra rápida?” Esse seria um ótimo sonho, pois teríamos um hardware com ótima configuração, excelente qualidade, padronizado por um preço muito convidativo. Sonhando mais um pouco: “Empresas poderiam aproveitar a Nuvem e comercializar softwares, bibliotecas ou mesmo alugar os aplicativos em planos de assinaturas. Assim, diversas pessoas teriam a melhor tecnologia à mão.”

Talvez, não indo tão longe: “A indústria de software poderia criar aplicativos similares a softwares CAD e de animação, fáceis de usar, a fim de motivar o lado educacional da garotada na área de projetos e animação”. Indo um pouco para frente: “Com o uso das futuras impressoras 3D, a nova geração poderia criar brinquedos e produtos inovadores de forma muito rápida”. Acredito que seria um grande mercado a explorar.  Fica aí a dica de um negócio interessante, mas para isso você precisa se capacitar e ir atrás de suas ideias.

Com o “pé no Chão”, a Render desenvolve diversos cursos nas áreas da tecnologia que permitem você aprender, de forma objetiva, diversos softwares e tecnologias para você entrar em mercados que estão constantemente crescendo.

Encontre um curso para você acessando nossa página de categorias. Procure facilmente por software ou área: http://www.render.com.br/cursos

 

ps-4-Render-02

 

Conheça nossos pacotes de cursos apRender+, são pacotes completos de cursos, do básico ao avançado, de várias áreas da tecnologia, entre elas CAD, Eletrônica, Animação 3D, Design Gráfico e Programação: http://www.render.com.br/cursos/aprender
ps-4-Render-03

 

Bibliografia.

FLOPS – Significa (FLoating-point Operations Per Second) ou Operações de Ponto Flutuante por segundo. Esta unidade é usada para medir a performance computacional.

TERA – Prefixo que equivale a 10 elevado a 12 TeraFlops ou Tflops – Equivale a Trilhões de operações de ponto flutuante por Segundo.

 

Links:

https://us.playstation.com/ps4/

 

Vídeo de Divulgação do PS4

 

Este post tem 2 comentários

  1. Que tal você utilizar esse software em uma maquina AMD monta por alguém que conhece de hardware ou um mac pro ou macbook pro top.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Fechar Menu