OLO – Impressora 3D através do Celular

OLO - Impressora 3D
OLO – Impressora 3D

A cada mês são publicadas notícias de novas impressoras 3D sendo desenvolvida, tanto por profissionais da área como por empresas consolidadas. O que tem ajudado em muito pequenos grupos de pessoas e empresas no desenvolvimento de novos modelos de impressoras 3D, são os sites de financiamento coletivo (crowdfunding), nele você faz o seu investimento no projeto e se tiver sucesso você recebe seu produto conforme regras definidas no projeto.

Sites como o Kickstarter e Indiegogo são exemplos onde, vários projetos de financiamento coletivo de impressoras 3D tiveram sucesso, com o lançamento de várias impressoras 3D no mercado.

A Impressora 3D denominada OLO tem um projeto muito interessante.  Iniciativa da empresa OLO 3D, alia tecnologia de ponta para se ter uma impressora 3D em casa unindo em um só produto, qualidade de impressão, versatilidade de matérias e principalmente o preço, fator determinante para a maioria dos lares.

Mas o que tem de especial nesta impressora 3D?

Simplesmente o seu celular (smartphone) Android, IOS ou Windows. Ele é responsável pelo processamento do seu modelo 3D (virtual) a ser impresso, bem como a projeção das fatias (camada a camada) que vão solidificar uma Resina líquida (sensível a luz) que no final vai virar seu objeto de desejo ou o objeto propriamente impresso.

Exatamente seu Celular é responsável por boa parte do processo de impressão. Foi uma “sacada” muito interessante para baratear todo o equipamento. Eles prometem que este produto esteja disponível no mercado por 99 dólares.

A área de impressão Olo 3d - Área de Impressaodepende também de seu celular. Neste caso é possível uma tela de até 5,8” (polegadas), que corresponderá a uma área de impressão de 76x128x52mm. Não é grande mas por ser uma impressora a base de resina e por este valor se torna muito atrativo.

A impressora é alimentada com 4 pilhas, o qual além de comunicar com seu celular move a mesa de impressão.

Atualmente existe impressoras com um custo muito interessante no mercado mas partem de 299 dólares. Com esta iniciativa teremos um produto por 1/3 (um terço) do valor, é claro você precisa ter o seu Celular.

Se este produto tiver o sucesso e fizer exatamente o que promete teremos uma nova revolução no mercado colocando em “Xeque” várias impressoras com a mesma área de impressão. E a novidade não para ai, eles prometem para este ano ainda o OLO / TAB possibilitando a impressão via Tablet com área até 12” (polegadas), e para 2017 versões dispensando Tablet, com área de impressão de 18”.

Vamos acompanhar de perto mais esta iniciativa e quando estiver disponível traremos mais notícias. A Render e o Mercado espera que funcione muito bem!

No vídeo abaixo que você vai entender um pouco mais do processo de impressão.

Os modelos 3D para a impressão você mesmo pode desenvolver em qualquer software 3D, seja um CAD ou um modelador 3D como 3ds MAX, Blender, Maya, Zbrush ou outro qualquer.

A Render contribui também com este mercado criando diversos cursos na área CAD, Animação 3D o qual você pode estar aprendendo, com um pequeno investimento, a criar seus próprios modelos para impressão 3D, de peças técnicas a artísticas.

No site da Campanha no Kickstarter você pode fazer o investimento para ter uma impressora destas, por sua conta e risco, leia atentamente a campanha.

No site da OLO 3D você pode conferir várias outras características.

Confira alguns cursos na área de Modelagem 3D:
Confira alguns cursos na área de CAD:

 

Sergio Stefani – Diretor RENDER

 

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Fechar Menu