O que é o SketchUp?

Para quem ainda não ouviu falar, o SketchUp é um software CAD (Desenho auxiliado por computador) de fácil uso, que opera num ambiente em 3D. Ele possibilita os usuários criarem desde esboços até projetos com precisão de forma fácil e tridimensionais.

Inicialmente destinado para criação de projetos em 3D de arquitetura e engenharia civil, o software SketchUp teve sucesso pela facilidade do seu uso.

o-que-e-o-sketchup-img-01o-que-e-o-sketchup-img-02

Foi lançado no mercado no ano de 2000 pela empresa @Last Software e, em 2006, foi comprado pela Google. Após algumas versões em 2012, foi vendido para a empresa Trimble, a qual suporta e desenvolve o produto hoje.

Atualmente o SketchUp está na versão 2013 e possui dois produtos: o SketchUp Make, que é uma versão gratuita, e o SketchUp Pro, que custa U$ 590,00.

A principal diferença entre os produtos está na possibilidade de criar Folhas de projeto completas, o que a versão gratuita não possui. Este recurso adicional é requerido principalmente para gerar as Folhas de projeto com dimensionamento do projeto e todo o seu detalhamento em 2D. A versão Pro também possui maior capacidade de troca de arquivos com o AutoCAD e o Adobe Illustrator.

Fora isso, com a versão gratuita do SketchUp 2013, você pode criar diversos tipos de modelos 3D, desde esboços de arquitetura, como é largamente utilizado, até móveis, brinquedos, peças mecânicas, ou seja, o que você desejar. O marketing do SketchUp é que ele é a ferramenta mais fácil e divertida para criar modelos em 3D, sejam eles quais forem.

Milhares de pessoas utilizam o SketchUp pela sua facilidade de uso e por ser um software utilizado para conceber uma ideia, como uma ferramenta de venda ou para iniciar e finalizar seus projetos. Ou seja, aprender a usar este software CAD é uma ótima oportunidade para você ter rapidez ao criar e mostrar suas ideias de forma bastante convincente, principalmente na área de engenharia e arquitetura.

Existem vários softwares adicionais para completar a solução do CAD SketchUp, como ferramentas que simulam a visualização do projeto como se fossem fotos,  usando renderizadores de última geração. É o caso de softwares como o Vray, Artlantis ou Lumion.

o-que-e-o-sketchup-img-03

 o-que-e-o-sketchup-img-04

A Render desenvolveu uma série de Cursos para você aprender a usar esse ótimo software, o SketchUp, aplicando os conhecimentos à criação de uma casa e em projetos mais elaborados de arquitetura e interiores.  A única recomendação que fazemos para aprender o SketchUp é para que você conheça desenho técnico facilitando a absorção do aprendizado.

Sugerimos, então, aprender o SketchUp nesta sequência de cursos oferecidos pela Render:

SketchUp 2013 - Modelagem Básica de Residência

SketchUp 8 Português - Modelagem Residencial para Arquitetos

SketchUp 8 - Projeto de Interiores

Se você precisar aprender desenho técnico, sugerimos o curso conforme o link abaixo:

Desenho Técnico Arquitetônico - Leitura e Interpretação

Conheça também nossos pacotes completos de aprendizados para maquete eletrônica e CAD arquitetônico conforme os respectivos links:

apRender+ Maquete Eletrônica

Pacotes de Cursos apRender+ Maquete Eletrônica

 

apRender+ CAD Arquiteto Profissional
Pacotes de Cursos apRender+ CAD Arquiteto Profissional

A Render deseja a você um ótimo uso desta excelente ferramenta.

4 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.