O Poder das Placas gráficas!

Vamos iniciar este assunto tratando dos atuais processadores de nossos desktops ou notebooks. Em geral, estes processadores têm (2) dois, (4) quatro e agora (6) núcleos de processamento paralelo. Isto significa que estes processadores podem executar vários programas com mais agilidade. Por exemplo, enquanto um núcleo esta encarregado de executar um software que exige muito da máquina (ex: Conversão de formato de vídeo), o outro pode estar executando tarefas mais leves como, programas de música, criação de planilhas, etc… Portanto, na teoria quanto mais núcleos, mais poder de processamento para executar tarefas simultâneas. Mas por que executar tantas tarefas simultâneas?

Antigamente usávamos o computador para poucas tarefas, isto é, fazer um texto ou uma planilha. Hoje, usamos para fazer várias tarefas ao mesmo tempo, por exemplo, fazemos o texto, mas este já tem correção ortográfica em tempo real. Simultaneamente, usamos um browser de internet para pesquisa, que precisa processar inúmeras informações, como textos, imagens, som, vídeo, animações, entre outros. E ainda usamos softwares para comunicação, como Skype ou MSN, que também processam textos, sons, vídeo, câmera, etc. Assim, cada vez mais usamos o computador para realizar diversas tarefas ao mesmo tempo, com objetivo de facilitar nosso dia a dia. E isso resulta na necessidade de processadores mais velozes para executar todas essas funções. Isto sem falar em quem precisa executar programas para desenho e projeto, manipulação de fotos e vídeos.

Com o advento da manipulação de imagens, o setor de informática iniciou o desenvolvimento de algoritmos específicos para esta função. A necessidade de manipular dados de geometrias 3D impulsionou esse setor a criar as primeiras placas gráficas com processadores específicos para manipular estes dados. A indústria do entretenimento, com os jogos 3D, também contribuiu para impulsionar o desenvolvimento dessa tecnologia. Como estes dados podem ser executados simultaneamente, os processadores destas placas gráficas possuem hoje vários núcleos de processamento matemático para a manipulação de imagens e vetores.

Atualmente as placas gráficas tem um gigantesco poder de processamento. Existem placas gráficas com 480 núcleos de processamento paralelo.  http://www.nvidia.com/object/product_geforce_gtx_480_us.html

A grande vantagem é que hoje os processadores destas placas gráficas são programáveis, ou seja, além de usarmos para manipular informações de imagens e geometria 3D, podemos programá-los para executar outras funções. Como quase tudo é matemático, eles têm uma grande vantagem se comparados ao processador do próprio desktop: cálculos complexos podem ser executados com velocidade extremamente rápida. Ainda são poucos os programas comerciais que fazem uso destes processadores, mas é questão de pouco tempo para que mais e mais programas venham a aderir e usar este poder de processamento.

As empresas que desenvolvem tais processadores de placas de vídeo são a NVIDIA e AMD .

http://www.nvidia.com/page/home.html

http://www.amd.com/br/Pages/AMDHomePage.aspx

Estes processadores podem ser programados com as tecnologias proprietárias de cada empresa. Já existem bibliotecas de programas, geralmente em C, para você aproveitar o poder de cada uma.

http://www.nvidia.com/object/cuda_home_new.html

http://www.amd.com/br/PRODUCTS/TECHNOLOGIES/STREAM-TECHNOLOGY/Pages/stream-technology.aspx

Hoje seu computador pode comportar este tipo de placa e receber os benefícios de tal processamento através de alguns programas. Com certeza o número de programas a utilizar esta tecnologia vai crescer, pois geralmente é possível executar a mesma tarefa de 5 até 100 vezes mais rápido do que com o processador normal, dependendo do tipo de aplicação.

Fica aí uma dica! Programas que usam bem esta tecnologia podem ser mais rápidos que outros, e isto também pode contribuir para o surgimento de outros tipos de programas, por exemplo, para reconhecimento de fala, captura de geometrias 3D em tempo real, e diversos outros. E tudo isto simultaneamente!!! Imagine como vai ser o futuro…

Créditos da imagem - http://www.dsystem.com.br/

RelatedPost

Um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.