Manufatura Híbrida

Manufatura Híbrida
Você já ouviu falar em manufatura híbrida ou de centro de usinagens híbridos?

Sim, é isto mesmo que você está pensando, são máquinas que combinam os dois mundos da manufatura aditiva e usinagem.

Enquanto a usinagem é o processo mecânico que retira material de peças brutas, ou da matéria prima, a fim de chegar a uma forma final, o processo de manufatura aditiva é o processo de adicionar matéria prima para formar uma peça final.

O processo de usinagem é realizado por diversas máquinas operatrizes, sejam elas manuais ou automáticas, como tornos, fresadoras, centros de usinagem ou mesmo retíficas.

Exemplo de usinagem do curso Tecnologia Mecânica – Usinagem Essencial

A manufatura aditiva é realizado por impressoras 3D, sejam elas das mais diversas tecnologias.


Exemplo de impressão da impressora 3D comercializada pela RENDER.

Cada um dos processos tem suas vantagens. Enquanto o processo de usinagem permite deixar peças com fino acabamento, a manufatura aditiva permite criar peças com uma complexidade impossível de se criar pelo processo de usinagem e ainda economizando matéria prima. Então, porque não usar os dois processos em uma única máquina?

Os centros de usinagem híbridos integram estas duas tecnologias. Existem já alguns centros de usinagem de 5 eixos que combinam a usinagem e manufatura aditiva em metal. Confira o vídeo da empresa DMG MORI e conheça o uso prático da tecnologia transformando pó de metal e usinagem em uma peça real.

Neste link você também pode conferir o artigo em inglês para conhecer um pouco mais das máquinas disponíveis no mercado.

 

RelatedPost

Um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.