Quando iniciei com impressão 3D tive algumas dificuldades em fazer com que a peça grudasse na mesa, pesquisei na internet e descobri algumas coisas que vocês seguramente também já viram, entretanto tem pequenos detalhes que podem fazer a diferença e em impressão 3D detalhe é tudo, vamos lá.
Essas dicas são para quem tem mesa aquecida.
Impressão utilizando fixador de cabelos

Dos modelos que vi, o mais eficiente é o da marca Karina EXTRA FORTE este produto utilizo em duas situações:
- Peça grande impressa em PLA (com pouca área de contato com a mesa)
- Peça pequena e média em ABS
Você deve estar perguntando o que é grande e o que é pequena?
Minha impressora tem área de 300 x 200 x 250, até metade do tamanho da mesa considero média, pra cima grande e para baixo pequena.
As temperaturas que utilizo para impressão com qualquer adesivo são:
PLA – 220 graus para o bico e 60 graus para a mesa
ABS – 230 graus para o bico e 110 para a mesa
Forma de utilização:
- Limpe bem o vidro antes da aplicação, por vezes retiro o vidro da impressora e lavo com água e detergente;
- Aplique o spray, sem sobrepor camadas, em toda a área onde irá imprimir, não coloque muito, neste caso menos é mais.
- Pronto só imprimir, dá para fazer três impressões antes de limpar.
- Para retirar o produto utilize álcool com um pano limpo, sai com muita facilidade.
Impressão utilizando cola de bastão

Neste caso recomendo a utilização de cola bastão da marca Scotch, já tentei várias marcas e a única realmente eficiente é essa, é um pouco mais cara mas vale a pena.
Utilizo esta cola somente para ABS, peças médias, grandes ou com pouca área de contato com a mesa.
Imprimir em ABS requer paciência, o material é perverso, encolhe à medida em que vai esfriando e se não estiver bem colado vai perder a peça.
Limpar a cola da mesa pode ser também com álcool e pano limpo, entretanto as vezes pode precisar de lavar.
As temperaturas são as mencionadas acima.
Imprimindo utilizando “Nada”
Este é o que mais gosto, contrariando tudo que já vi e inclusive o fabricante da impressora, que é muito boa por sinal (GTMAX3d), imprimo em PLA sem nada, mesa absolutamente limpa com álcool antes da impressão.
Vocês devem ter percebido que a temperatura que utilizo para PLA é mais alta que o recomendado, que vai de 180 a 200 graus, em testes que fui fazendo cheguei a temperatura ideal que é de 220 graus, com esta temperatura a peça adere muito bem à mesa e fica com um acabamento surpreendente, experimente vai gostar.
Um detalhe importante, acerte seu software para que à partir da segunda camada de impressão a ventoinha esteja ligada no máximo, isso ajuda e muito.
Espero ter ajudado um pouco, se tiverem dúvidas fiquem à vontade para perguntar, a equipe da projectprint3d está a sua disposição.
Boa impressão a todos, um forte abraço e até a próxima.
Luiz Carvalho
Projectprint3D
www.projectprint3d.com
Boa tarde sobre a cola, gostaria de saber, se vcs recomendam usar cola Abond? mas ouvi falar q ela solta muitas lascas do vidro
Eu utilizo a Cola de isopor E.V.A ACRILEX Diluo o conteúdo desta maneira 1 Frasco de cola – 1 frasco de acetonae 4 partes de alcool de cereal – Misture em uma garrafa de vidro ou uma de plástico que nao seja pet e utilize uma seringa para aplicar espalhe com uma espatula na área do objeto utilize 50 graus para pla e máximo 70 para abs
deixe esfriar e para soltar a peça molhe um pouco com o alcool.Nao faça isso com a mesa quente!Basta deixar o vidro na agua que sai toda a resina.
Sergio seu post me salvou!
Comprei uma PCYES Faber 3 na quinta-feira dia 09/01/2020 (é a Ender 3 vendida no Brasil), segui alguns vídeos no youtube informando que era mais fácil imprimir abs e por uma série de fatores não obtive sucesso.
Já com sua técnica de subir a temperatura para 220º (mantive a mesa em 60º), não apliquei nenhum produto na mesa e o filamento pla aderiu perfeitamente.
Como sou iniciante, por enquanto vou só de PLA, pois minha intenção é trabalhar com isso. Futuramente com mais experiência e mais recursos eu invisto em uma cabine térmica e em mais impressoras para variar o filamento.