IBM PC faz aniversário

Em 12 de Agosto, é aniversário do primeiro computador pessoal da IBM, o IBM PC, modelo 5150, completando 32 anos de idade.

IBM PC faz aniversário - 01

Na verdade, ele é o ancestral das máquinas que usamos até hoje com o sistema operacional Windows. Naquela época, era o Microsoft DOS.

A sigla PC significa “Personal Computer”, ou Computador Pessoal, uma iniciativa da IBM para entrar no mercado de computadores domésticos, onde já havia alguns concorrentes, como o Apple II, da Apple, usado em lares americanos.

Deixando “claro”, o IBM PC não foi o primeiro computador doméstico do mercado, porém usou a sigla “PC” para introduzir seu conceito até hoje usado.

Mas o IBM PC teve sucesso mesmo no uso comercial por ter uma configuração melhor do que o Apple II. Porém o principal diferencial do PC era por sua arquitetura aberta com componentes comuns de mercado. Era a máquina certa para o pequeno comércio e os departamentos de empresas.  Como a arquitetura era aberta, várias empresas a copiaram para criar seus próprios computadores. Assim, o PC se disseminou no mercado, sendo sucesso absoluto para uso comercial e, depois, entrando nos lares das pessoas. A empresa IBM, focando seu negócio em servidores e tecnologias de ponta, vendeu em 2004 sua unidade de PCs para a empresa chinesa LENOVO.

Confira a configuração da potente máquina da época

  • Processador IBM 8086 ou 8088 16 bits e velocidade de 4,77MHZ;
  • Memória 16KB, mas podendo ser expandida até 640KB;
  • Armazenamento: 2 Drives de Disquetes de 5” ¼ , capacidade 360KB cada;
  • Monitor CRT 12 polegadas, capacidade gráfica de 16 cores para textos e 8 para fundo, com possibilidade de mostrar 256 caracteres na tela;
  • Sistema Operacional: Microsoft DOS;
  • Linguagem de programação: Microsoft Basic;
  • Preço: U$ 1.565,00 dólares.

Em 1981, não se pensava em conectividade, pois o produto foi desenvolvido para ser usado a nível pessoal, então não havia como conectar o PC a nada além de uma impressora. Com a evolução da informática, logo surgiram sistemas de Rede e placas de expansão para criar as primeiras redes de computadores departamentais, a fim de compartilhar documentos.

Apesar dos poucos recursos na época, tanto do hardware como dos softwares existentes, alguns aplicativos, como processadores de Textos e planilhas, agilizavam as operações de escritórios, antes feitas em máquinas de escrever e calculadoras. Observe que os usuários teriam que ser peritos no teclado para alcançar as várias opções e funções do software, pois não existia mouse.

IBM PC faz aniversário - 02
Processador de Textos: Wordstar
 IBM PC faz aniversário - 03
Planilha: Lotus 123

Saber operar os softwares era para poucos. Criar programas no PC da época era um desafio, pois as bibliografias eram escassas, e criar algo mais elaborado era sofrível para a pobre máquina.  Existiam algumas linguagens de programação, entre elas o Basic e o DBASE, para criar programas com acesso a banco de dados local.

Como programador da época, tenho várias histórias para contar, porém o importante é:  se desejar entrar neste maravilhoso mundo da programação, criando aplicativos para WEB, Banco de dados, Gráficos, Jogos disponíveis em várias plataformas, como PCs, MACs, WEB e dispositivos móveis, a sugestão é: Estude!  Hoje, existem muitas facilidades e bons materiais para você aprender de maneira rápida a usar as melhores tecnologias de programação para criar o que deseja.

A Render, pensando nisso, criou uma série de cursos interessantes para sua formação, disponível em vários pacotes.

Programação Profissional

http://www.render.com.br/curso/aprender/programacao-profissional

 

Programação Desktop

http://www.render.com.br/curso/aprender/programacao-desktop

 

Programação WEB

http://www.render.com.br/curso/aprender/programacao-web

 

Para saber um pouco mais da história do IBM PC, acesse:

http://pt.wikipedia.org/wiki/IBM_PC

 

Neste link, você pode achar um pouco da história dos computadores pessoais em inglês.

http://www.computerhistory.org/revolution/personal-computers/17/intro

 

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Fechar Menu

Seu Futuro começa aqui!

+ de 360 cursos de CAD, CAM, arquitetura, engenharia, eletrônica, animação 3D, design, desenho técnico e games

Temos aqui um CUPOM especial para você!