Cadistas e o Mercado de Trabalho

O Brasil nunca viu tantas construções, reformas e ampliações como nos últimos anos. Isso tudo graças ao incentivo do governo ás áreas de habitação. Graças aos financiamentos hoje o brasileiro tem maior facilidade para adquirir sua casa própria.

blog-projeto-cadista

Isso tudo gerou uma grande demanda de serviço nas áreas de engenharia, arquitetura e construção, e com isso passaram a existir profissões que antes não existiam como a dos cadistas. Os cadistas são responsáveis por confeccionar o desenho de um determinado projeto utilizando softwares específicos como o AutoCAD.

No que diz respeito da remuneração, o salário inicial de um cadista gira por volta dos R$ 1.000,00 variando de acordo com a região, evidentemente. Em uma cidade onde a demanda de serviço é maior, a remuneração também será maior.

Para os que trabalham por conta própria, também conhecidos como free lancers, esse valor oscila de acordo com os trabalhos realizados. Mas depois de estabelecida uma boa grade de contatos e clientes, o “salário” pode ser bem atrativo, em muitos casos ultrapassando o valor de um emprego fixo.

Entretanto quem opta pela segunda opção, de trabalhar como free lancer, necessita tomar alguns cuidados. Por exemplo, é importante saber que quando se é autônomo é necessário pensar em uma forma de aposentadoria, seja ela privada ou pelo INSS. Então, para que o desenhista não tenha problemas financeiros, deve optar por alguma forma de garantir seu futuro.

Cadista-Projeto-AutoCAD

Na verdade, este bom momento que o país vive hoje tem trazido benefícios para muitos e é importante enxergar as oportunidades quando aparecem. Portanto, se você gosta de arquitetura, construção, engenharia, desenhos e computadores, esta pode ser a profissão certa para você!

RelatedPost

23 comentários

  • Goataria de saber qual curso da render eu poderia fazer para o ramo de cadista orçamentista, já tenho o curso de auto CAD basico 2004, e gostaria de fazer um mais atualizado do basico ao avançado, obrigado.

  • Boa Tarde Sr. Leandro

    Para se atualizar, o curso indicado é o AutoCAD 2011 2D Essencial e AutoCAD 2011 3D Fundamentos. São esses cursos que vão ajudar você a se atualizar e ampliar seus conhecimentos.

    Para mais informações pode me contatar pelo email: barbara@render.com.br

  • ola tenho muito interesse em iniciar na profissao de cadista, quero saber qual e o curso ideal para começar a aprender essa profisao. Grato

  • Olá sou recém formada em Design de Interiores, e gostaria de saber qual curso de AutoCad é indicado para mim que estou iniciando a carreira.
    Desde de já grata.

  • Boa Tarde – estou com interesse de fazer um curso de autocad, para que possa estar estar trabalhando como cadista paralelamente com meu emprego ou seja um ganho Extra. O voce sugeri para inicio imediato.

    desde já muito obrigado

    Michel.

  • Acabei de terminar um curso completo do AutoCAD 2012 2D e 3D. Gostaria de saber como posso entrar para o mercado de trabalho, já que eu não tenho experiência na área. Grato.

  • Bom dia,

    Gosto de muito de desenhar e estou com interesse em aprender e se possível virar profissão, o AUTOCAD. Moro no interior do Piaui onde possui o curso do AutoCad 2007 2D, o 2007 3D e 3DStudio Max 2011. Minha duvida é, se com esse curso que sito da minha cidade, servirá pra mim iniciante? Qual seria a melhor forma p/iniciantes e se vc´s possui essa forma ou dicas de CDs para estudo ou ate mesmo material impresso.

    Grato…

    Ademir Feitosa

  • Meu email é ademir.feitosa@bol.com.br

    Grato…

    Ademir Feitosa

  • Bom dia.
    Estou a procura de um profissional que tenha experiência em AutoCAD, para trabalhar no regime CLT.
    Vaga para trabalhar em Belo Horizonte-MG;

    No aguardo.

  • ola irei inicia o curso de autoCard 2D mas quero profissionalizar ainda mas na área! me indique curso pra me aprofunda na área

  • Everton, você pode fazer, além do autoCAD 2D, um curso técnico de design de interiores ou edificações. Eu faço edificações e é a minha cara. Além do curso ser muito bacana, ele tb forma profissionais altamente competentes em curto prazo (duração do curso geralmente é de 3 semestres). Procure em escolas privadas como SENAI ou cursos técnicos ETEC (oferecidos gratuitamente pelo estado)

  • Pessoal, gostaria de tirar algumas dúvidas para trabalhar como cadista autônomo. Como conseguir clientes? Consigo trabalhar como autônomo sem ter experiência no ramo? Quanto cobrar? Me formo em Edificações no meio de 2013, além de cadista desenhista posso trabalhar tb como projetista?

  • Preciso de Cadista, mesmo com pouca experiência,para trabalhar em Jacarepaguá, no Rio de Janeiro. Aos interessados, para maiores informações, favor escreverem para augustocabral@terra.com.br.

  • olá , iniciei o curso de auto CAD 2011 2D e 3D proficionalizante, gostaria de saber qual seria minha colocação no mercado de trabalho, com uma carga horaria de 98 horas, desde já agradeço.

  • Trabalho com Autocad, tenho 05 anos de experiÊncia, interressados em contratar meus serviços favor entrar em contato: meri_melo@hotmail.com

  • Ola, sou cadista autonomo e quem precisar de serviços, entre em contato comigo:
    silvadaniel26@yahoo.com.br

  • acabei de terminar um curso de autocad,e não sei como dar preço como freelancer.sou design de interiores ,e quero trabalhar por conta propiá ,não sei como começar alguém pode me ajudar?
    obrigado

  • Ola estou no primeiro dia de um curso de autoCad, oferecido pelo Senac……
    Com este cursso posso entrar no mercado de trabalho;

  • ola gostaria de saber se o mercado de trabalho tem interesse em jovens menores de idade na área de cadista

  • Olá acabei de me formar no curso de Cad no Senai estou encontrando muita dificuldade para me recolocar no mercado de trabalho, pois não trabalhava nesta profissão e queria muito trabalhar como cadista e seguir a área de projetos, mas o que me parece que ninguém da oportunidade, gostaria que vcs me dessem uma opinião o que devo fazer para eu poça iniciar nesta na área.
    Grato.

  • olá me interessei pela área de cadista de arquitetura e construção civil, e gostaria de saber se os escritórios dessas áreas só contratam quem tem curso superior de arquitetura e engenharia para trabalhar como cadista; ou eles dão oportunidade para quem tem apenas cursos específicos nessa área e qual o grau de conhecimento que eles contratam?
    Grato.

  • Sou cadista a 15 anos e posso afirmar que é uma ferramenta que pode trazer muito mais que dinheiro, te dá a oportunidade de resolver o problema de muitas pessoas que não poderiam pagar um arquiteto ou engenheiro.
    Existe muito cliente de pouca renda e foram notificadas pela prefeitura ou o filho quer construir na laje e etc.
    Normalmente cobro um salário mínimo dependendo do tamanho do imóvel.
    Claro que criar é melhor que cadastrar mas nada melhor do que fazer o que gosta, ajudar pessoas e ainda ganhar dinheiro é tudo de bom.

  • Sou cadista de arquitetura há + ou – 30 anos, quem estiver precisando de trabalhos no auto cad, só entrar em contato comigo no email : paulojassa@ig.com.br (fone: 4419 0419).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.