10 de Março – Dia do Telefone

Dia do Telefone - 01Neste dia e mês do ano de 1876 foi feita a primeira transmissão telefônica bem sucedida quando o inventor Alexander Graham Bell falou em seu rudimentar dispositivo: “Sr. Watson, venha aqui, eu quero ver você”, isto em inglês, é claro, e o Sr. Watson ouviu claramente cada palavra.

Entre 1844 e 1876 várias pessoas contribuíram com dispositivos que resultaram na invenção do telefone.

Mas, para quem ainda não sabe, existem controvérsias de quem foi o real inventor do telefone.

Se você pensa que foi o conhecido Alexander Graham Bell não tenha tanta certeza assim.

Existem várias patentes postadas por outros inventores e em datas muito próximas de diversos aparelhos rudimentares de sistemas telefônicos, bem como relatos bastante duvidosos sobre o Sr. Bell.

Dia do Telefone - 02Mas, na época, foi o Sr. Alexander Graham Bell eleito o inventor do telefone nos Estados Unidos da América.

Porém, em 2002, o congresso dos EUA reconheceu historicamente o italiano Antonio Meucci como sendo o autor do Telefone.  Em 1871, “Meucci” entrou com uma patente provisória que deveria ser renovada anualmente, com um custo de US $ 10. Mas renovou somente até 1873, não podendo pagar o valor de US $ 200 para a patente final.

Com tantas histórias, o fato é que o telefone transformou o mundo, as relações sociais e as econômicas.

Com seus 138 anos completados em 10 de março de 2014, o telefone “sofreu” inúmeras atualizações. Com o avanço dos componentes eletrônicos e a chegada dos computadores, o telefone se modernizou a fim de atender uma demanda crescente.

Muitos de nós conheceram e se lembram do telefone com disco. O sistema permitia você “Discar” e não digitar o número. Os discos geravam pulsos elétricos onde a central telefônica automatizada da época, identificava os mesmos e fazia a conexão com a outra ponta. Essa tecnologia era a sinalização decádica. Ela foi introduzida por volta do ano 1930 e ficou em vigor até os anos 60, quando surgiu a tecnologia de sinalização multifrequencial mais rápida, conhecida pelas siglas DTMF, que foi do analógico ao digital.  A maioria das centrais telefônicas ainda reconhecem os primórdios da sinalização decádica. Incrível, não ?

Dia do Telefone - 03

Por sermos “seres” móveis, a tecnologia de celulares “explodiu” e hoje superou os telefones de linha fixa.

Você sabia que no final de 2009 havia no mundo um total de 6 bilhões de telefones ativos? Exato! Quase o número de pessoas no mundo. Eram 1.26 bilhões de linhas fixas e 4.6 bilhões de celulares. Porém, ainda existem milhares de pessoas não cobertas por este meio de comunicação. Ainda é preciso avançar muito para atingirmos os povos menos favorecidos.

Atualmente, o que está em alto e na moda são os “smartphones”, os celulares dotados de telas gráficas e processadores potentes, em alguns casos, mais potentes que computadores de mesa. Com seu tamanho reduzido, fazem “quase” tudo: Têm GPS, câmera fotográfica de vídeo, acessam páginas de internet,  aplicativos para negócios, Jogos, TV e, enfim, fazem ligações com um telefone.

Dia do Telefone - 04

Esta é uma revolução bastante importante, pois colocará o acesso à informação de forma muito fácil e a todas as classes sociais que podem tê-lo. A tendência é que todas as classes tenham acesso ao “smartphone”. A educação estará na palma da mão de todos um dia, ou pelo menos, assim esperamos.

Agradecemos aos “inventores” do Telefone e todos envolvidos nesta revolução da comunicação.

A Render contribui com a evolução criando cursos da área da tecnologia para despertar em você um “inventor”, seja na área mecânica, eletrônica ou mesmo de programação. Possuímos vários pacotes de cursos especialmente desenvolvidos para você aprender com facilidade os assuntos da atualidade.  Conheça mais aqui.

Dia do Telefone - 05

referências:

https://en.wikipedia.org/wiki/Telephone

http://pt.wikipedia.org/wiki/Telefone

http://it.wikipedia.org/wiki/Telefono

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Fechar Menu