Sofwares CAD para o Projeto Mecânico

softwares cad mecanicaAtualmente existem ótimos softwares CAD para o Projeto Mecânico. Este artigo visa apresentar quais os principais softwares CAD mecânico para o mercado Brasileiro e possibilitar que o leitor vá atrás dos detalhes pertinentes a suas necessidades de projeto mecânico. Cada software tem suas vantagens e desvantagens e deve ser levantados na hora da seleção do software CAD que mais se encaixa para os seus desafios.

Software listados em ordem alfabética.

software autocad

AutoCAD – Desenvolvido pela Autodesk, o mais famoso software CAD, o AutoCAD é uma plataforma genérica que atende várias áreas projeto (mecânico, arquitetônico, civil, elétrico, etc). Como CAD já consolidado na indústria, escritórios e profissionais tem excelente recursos para o projeto 2D. Os recursos para o projeto são genéricos e não atendem um área específica, faltando recursos para fins específicos de projeto. Para atender tal demanda o AutoCAD também é uma plataforma aberta a aplicativos. Atualmente existem diversos aplicativos que funcionam sobre o AutoCAD para deixá-lo mas produtivo para determinado tipo de projeto. Então se precisar de alguma função específica para melhorar sua produtividade no projeto mecânico no AutoCAD, é possível que já existe um aplicativo para tal função. É possível criar projetos em 3D, porém se comparado a softwares específicos para o projeto mecânico 3D o AutoCAD sozinho se torna uma ferramenta limitada em sua produtividade. Existe ainda um grande número de empresas do setor metal mecânico que ainda utiliza o AutoCADA legião de pessoas que usam AutoCAD também é grande bem como as empresas que necessitam de profissionais habilitados a usá-lo com destreza.

 

software autocad mechanical

AutoCAD Mechanical – Esta é uma adequação do AutoCAD feita pela própria Autodesk para torna-lo específico para o projeto mecânico. O AutoCAD Mechanical trabalha no plano bidimensional, apenas 2D. Tendo em seu núcleo ferramentas específicas para o projeto mecânico tem como ponto forte resolver rapidamente as necessidades de projeto mecânico, do desenho aos cálculos. Além de uma vasta biblioteca de componentes mecânicos e elementos de máquinas, também possui funções de cálculos mecânicos adequando desenhos, várias funções para inserção de dimensionais, símbolos de acabamento, soldas, lista de materiais, etc. Seu uso é semelhante ao AutoCAD, porém o projetista deve fazer um curso para conhecer todas as particularidades das ferramentas de projeto mecânico, pois sem isto conseguirá apenas fazer uso de poucos recursos do Software.

 

software catia

Catia – Desenvolvido pela Dassault Systèmes, o Catia é o CAD 3D destinado para grandes projetos. Nasceu na indústria aeronáultica e tem módulos específicos para projetos colaborativos com enorme particularidades. Mundialmente usado na industria aeroespacial, aeronáutica, indústria automobilística, naval e empresas fornecedoras para estas indústrias. Com diversos módulos é um CAD 3D robusto e destinado a projetos de alta complexidade. Os profissionais que sabem utilizar bem o Catia tem grande chance de colocação nas empresas que a utilizam.

 

software creo

CREO – Desenvolvido pela PTC, antigamente denominado PROE, tem penetração principalmente em empresas de grande porte, por ser antigo e com bom histórico corporativo esta inserido em indústrias da linha branca, eletrodomésticos e também diversas empresas do ramo mecânico. Com forte apelo ao PLM (Gerenciando o Ciclo de Vida) do produto dispôe de vários módulos, Design, Projeto, Compartilhamento, Simulações mecânicas, Manufatura, etc.

 

software inventor

Inventor – Desenvolvido pela Autodesk o Inventor é um CAD 3D maduro, repleto de recursos para modelamento 3D, montagens e detalhamento, completando com recursos específicos para moldes, projetos com superfícies, tubulações, chapas e estruturas metálicas soldas e simulações mecânicas. Muito Popular aqui no Brasil e Fora e um software que tem um grande público. A cada ano o Inventor fica melhor e com recursos que o colocam entre os melhores do segmento, pois atinge diversas necessidades de projeto.

 

software siemens nx

NX – Atualmente pertencente a Siemens, um software oriundo da Unigraphics / UGS, tem entrada também na indústria automotiva e como recursos exclusivos para projetos críticos do Design ao Ferramental e usinagem. Com várias soluções satélites completa o NX CAD tem um lugar de destaque na solução PLM da Siemens.

 

software rhinoceros

Rhinoceros – Usualmente destinado aos Designers de Produto, é um software repleto de recursos para criação de geometrias complexas, de superfícies a sólidos, seu uso tem forte apelo aos designers de calçados, jóias, barcos, modelos conceituais de produtos etc. Sem limites de formas geométricas e com ferramentas que permitem a construção de modelos 3D complexos o Rhino ainda tem seu lugar de destaque para este público.

 

software solidedge

Solid Edge – Atualmente pertencente a Siemens é uma solução CAD de menor porte do NX. Utilizado pela indústria mecânica em Geral não tem tantos adeptos. Conta com recursos semelhantes ao seu concorrente mais próximo Inventor e SolidWorks.

 

software solidworks

SolidWorks – Um dos lideres de mercado no segmento de médias e pequenas empresas o CAD mecânico SolidWorks é um sucesso de vendas e recursos para o projeto mecânico. Oriundo da empresa SolidWorks que foi adquirida pela Dassault Systèmes, dona do CATIA é um excelente software para o projeto mecânico. Tem funções que facilitam o aprendizado e recursos que completam o ciclo completo da concepção do projeto a sua finalização. Você consegue criar peças, montagens e detalhamentos, possui recursos para Soldas, Chapas e Estruturas metálicas, superfícies, moldes, tubulação, criação de circuitos elétricos e eletrônica e um pacote completo de simulação mecânica, Fluidos e injeção de Plástico. Com seu grande sucesso de vendas e adoção das empresas, possui uma grande quantidade de usuários.

 

software topsolid

TopSolid – Desenvolvido pela Missler tem uma solução integrada do desenvolvimento do Projeto mecânico até a usinagem. Possui vários módulos para criação de moldes, estampos progressivos, chapas metálicas, indústria da madeira, etc. Sua entrada principal no Brasil foi pelos módulos de criação de moldes e ferramental que contam com ótimos recursos.

Acreditamos que incluímos os principais softwares CAD para mecânica atualmente em evidência no mercado Brasileiro e acreditamos que o leitor poderá fazer uma pesquisa aprofundada em busca da solução mais certa para o seu caso.

 

Claro que existem outros players ,porém menos expressivos no mercado brasileiro que tem buscado sua entrada no mercado corporativo, mas ainda representam pouco em relação a estes. Começam a se destacar alguns novos softwares CAD mecânico no mercado mundial com funcionamento Online e sua venda em modo de assinatura, como é o caso do:

 

software fusion 360

Autodesk Fusion 360 – Desenvolvido pela Autodesk é um fantástico futuro produto. Já conta com vários e bons recursos de modelamento 3D para a concepção do Projeto 3D de peças, montagens e detalhamento e entra perfeitamente como ferramenta para os MAKERS e projetos sérios. Como ponto principal o software funciona boa parte na núvem isto significa que a Autodesk vai incluindo novas funções no software beneficiando seus usuário de inovadores recursos para os desafios do projeto mecânico. Com o sistema de aluguel você usa quando tiver necessidade e pode exportar seu projeto para outros softwares se desejar.

 

onshape

Onshape – Desenvolvido pela Onshape, empresa fundada pelos antigos fundadores da SolidWorks, o Onshape é o primeiro CAD 3D totalmente na Nuvem. Funciona em vários sistemas operacionais via Browser e dispositivos (Tablet e celular). Basta ter acesso a internet, criar sua conta e começar a usar. Com recursos de fácil uso e compreensão, é possível criar peças, montagens e detalhamentos, com simulação de mecanismos. Lançando em 2015 conta com o entusiasmo de profissionais de peso e investimentos que permitem ter novidades de recursos a cada 3 semanas em média. A conta gratuita permite você criar documentos públicos e se desejar ter seus documentos de modo privado precisar aderir ao pagamento de uma mensalidade. Os documentos/projetos podem ser exportados para outro formato se assim desejar.

Fiquem a vontade para fazer seus cometários.

Até+

 

A RENDER conta com vários cursos dos softwares AutoCAD, SolidWorks, Inventor e vários outros de CAD para Projeto Mecânico. Estamos buscando autores qualificados para criar cursos de outros softwares. Se você é um possível candidato, fique a vontade em se inscrever no programa de autores externos RENDER.

Este post tem um comentário

  1. OLÁ BOM DIA TENHO GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA INDUSTRIAL MECÂNICA DESEJO DIMENSIONAR CAIXAS DE ÁGUA DESDE O DESENHO QUAL É A DICA DE SOFTWARE MUITO OBRIGADO

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Fechar Menu

Seu Futuro começa aqui!

+ de 360 cursos de CAD, CAM, arquitetura, engenharia, eletrônica, animação 3D, design, desenho técnico e games

Temos aqui um CUPOM especial para você!