Aprendendo a Modelar no MAYA

Após anos longe de ferramentas 3D por opção, decidi aprender o MAYA e nada melhor do que usar os cursos da RENDER. Então fiz minha parte. Focado durante aproximadamente 1 hora por dia iniciei o curso de MAYA 2015 Fundamentos, da Render. Apesar do curso estar na versão 2015, usei o software Maya 2018.Parque Render - Maya

O objetivo deste curso básico é dar os primeiros passos no MAYA e finalizar o curso com o modelamento 3D de um cenário de um parque, composto por um terreno, uma tenda de circo, roda gigante e alguns itens de humanização.

Assistindo aos vídeos e replicando os comandos propostos e exercícios ficou fácil aprender. Como já tenho conhecimento em ferramentas CAD e 3ds MAX, pude acelerar o aprendizado, acelerando também as explicações de vídeo. Como resultado, ao finalizar esse primeiro curso, consegui desenvolver tudo o que foi proposto, conforme imagens a seguir.

Parque Render 2

Parque Render 3

Neste curso foram mostrados vários comandos, como usar a interface com os atalhos pelo teclado, agilizando o processo de modelamento, bem como as técnicas para criar vários modelos 3D, incluindo a utilização da biblioteca do Maya.

Como a versão 2015 é diferente da 2018, alguns comandos estão em menus diferentes, mas nada que prejudique o aprendizado, e sim solidifique seus conhecimentos pois fiz algumas pesquisas no help do programa.

Maya Chicara

É recomendável tomar um bom café, e assim como desafio, fiz o modelamento de uma xícara semelhante a que estava usando na ocasião. Isto é bom para reforçar o aprendizado. Como dica: Treine os comandos aprendidos, aplicando-os no modelamento de objetos dos mais variados tipos, principalmente os que você gosta mais. Mas lembre-se, dependendo do seu nível, comece com algo mais simples 🙂

Após o curso básico, parti para o curso de modelamento de Interiores para reforçar a criação de objetos. O curso é o Maya 2016 Modelagem de interiores. Para fazer este curso é necessário fazer primeiro o de nível básico.

O curso mostra várias técnicas de modelamento e comandos novos para serem aplicados à modelagem de móveis, acessórios e cenários. O objetivo do curso é fazer uma sala com sofás, mesa, abajur, e vários outros detalhes. E o aprendizado foi valioso, ao final consegui modelar meu primeiro cenário de interiores conforme imagens abaixo.

Maya sala1

Com os comandos aprendidos, tomei a liberdade de criar outros tipos de móveis, personalizando e desafiando assim o que aprendi.

maya sala2maya sala3

Posso dizer que o resultado foi gratificante, em vista das poucas horas investidas no treinamento. Para quem gosta, isto não é estudar mas sim aproveitar o tempo e aprender novas habilidades que podem trazer resultados em um futuro próximo.

Finalizado o curso, iniciei outro de modelamento, desta vez de personagens. O curso está bem estruturado: Maya 2016 Modelagem de Personagens. Acredito que o maior desafio é desenhar a cabeça, que ainda não está finalizada mas é possível ver o andamento do meu trabalho. A partir de desenhos 2D foi iniciado o modelamento 3D e o resultado até aqui é o mostrado abaixo.

Maya cabeca personagens

O curso mostra vários detalhes e técnicas bem como novos comandos para auxiliar o modelamento. O resultado ainda está bem aquém do que espero, mas como surgiu a urgência de auxiliar uma amiga em fazer um boneco em 3D, resolvi ajudá-la, desafiando meus conhecimentos já adquiridos.

Ela tinha um desenho do boneco feito no CorelDRAW, que foi convertido em JPG e inserido dentro do MAYA como referência, como se pode ver na figura abaixo:

maya boneco desenho

Então, dentro do Maya o modelamento foi iniciado e o resultado final está abaixo. Veja que mesmo sem finalizar o curso de personagens, o desafio de modelar algo diferente, teve um resultado interessante.

maya boneco 3d

O mesmo foi impresso em 3D, para um trabalho em sala de aula. Foi gerado um STL diretamente do MAYA e utilizado uma impressora 3D, modelo 3DCloner. O boneco impresso em 3D foi personalizado com detalhes como acabamento, pinturas e alguns apetrechos. Note que a impressão 3D não ficou aquilo tudo pois como foi na pressa, colocamos uma velocidade de impressão além do limite. Mas serviu bem para o propósito.

Monstro Impresso 3D

Agora vou me programar para finalizar o curso de Modelagem de Personagens no MAYA e continuar em frente.

Minha conclusão é simples. Para quem não conhecia nada de MAYA já estou apto a fazer alguns tipos de modelamentos 3D. Nada melhor do que continuar os estudos. Com a prática do dia a dia você pode aprimorar muito as técnicas e agilidade no software. Como dica recomendo para os iniciantes o uso dos cursos, pois realmente você aprenderá. Confira nosso pacote aprender+ Maya Profissional.

Maya aprendermais

Em Janeiro o pacote está com 30% de Desconto, aproveitem 🙂

Compartilhe e curta!

Este post tem 2 comentários

  1. Cosme Arquibaldo Dias Menezes

    Esse curso vem com solftware MAYA

  2. Aislan Leogênio Rosa

    Olá Cosme. Não, você precisa já ter instalado esse software, do contrário apenas irá assistir o curso, sem poder acompanhar na prática.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.