Como converter/editar arquivos PDF

Portable Document Format, mais conhecido como PDF, é um formato de documento portátil usado para, por exemplo, ler e apresentar produtos, imagens, textos em alta qualidade, independente do sistema operacional em que for aberto.

Faixa PDF

Nesse tutorial foram selecionadas algumas maneiras para editar e converter arquivos PDF. É claro que existem várias outras formas de se fazer isso, além de outros programas pagos como o Acrobat DC, da própria Adobe. No final desse passo a passo você irá escolher a melhor opção para editar seu PDF.

Para esse tutorial, vou utilizar o Catálogo CoroDrill 870 da SANDVIK, composto de textos e imagens, com uma boa formatação e organização do material.

PDF - Catalogo SANDVIK

Figura 1: Página inicial do Catálogo SANDVIK em PDF

Para muitos, seu primeiro teste de como editar um PDF consiste em copiar os textos e imagens e colá-los manualmente no Word, um processo bem cansativo. Mas é importante que se tente selecionar o texto e uma imagem, assim é possível descobrir se o PDF é um documento digitalizado ou se ele foi elaborado em algum programa (Illustrator, Photoshop, etc), sendo inserido o texto e imagens através dele, e só então salvo em PDF para leitura e distribuição do documento. Se o PDF que você está tentando converter não permite selecionar cada um destes elementos separadamente, infelizmente esse tutorial não será de muita ajuda, pois é necessária a conversão OCR (Reconhecimento Óptico de Caracteres), que atualmente está disponível somente em certos programas pagos.

Observe que no PDF utilizado como exemplo é possível selecionar tanto os textos como as imagens separadamente. Isso é um bom sinal, mas, dependendo do software e configurações utilizados originalmente para criar o arquivo PDF, talvez a edição ainda não seja possível.

PDF - Seleção de Texto e Imagem

Figura 2: Seleção de Texto e Imagem

Então, vamos ao primeiro método para editar um arquivo PDF.

1. Convertendo PDF com Microsoft Word

A partir da versão 2013, é possível abrir certos arquivos PDF diretamente a partir do próprio Word. Com ele aberto, clique em Arquivo – Abrir. Em seguida, procure no seu computador o arquivo PDF e clique duas vezes sobre ele para abri-lo.

Uma mensagem é exibida informando que poderá demorar um pouco para converter, basta confirmar.

Após a conclusão da conversão, o arquivo será aberto e poderá ser editado. Após editá-lo, basta clicar em Salvar Como e escolher a extensão desejada, seja em .Doc ou em .PDF.

No meu caso, a conversão ficou muito boa, apenas algumas fontes desconhecidas foram alteradas, e o texto ficou convertido caixa por caixa.

PDF - Conversão Word

Figura 3: PDF aberto pelo Word

2. Convertendo através de Sites

Outro método, principalmente caso você não tenha o Word instalado, é carregando o arquivo em sites de conversão. Existem muitos sites, alguns de baixa qualidade e outros com uma qualidade melhor. Vou citar dois que achei mais interessantes. O primeiro é www.pdfonline.com. Clique no botão de upload e escolha o mesmo arquivo. Espere o processamento e após isso clique em download, em seguida, clique em Download Word File. Observe que a extensão é RTF (Rich Text Format), que também é possível abrir e editar no Word.

PDF - Site pdfonline

Figura 4: Página inicial pdfonline.com

O segundo site é www.pdftoword.com. Deixe as opções marcadas conforme imagem abaixo e carregue o arquivo PDF. Insira seu e-mail e então clique para converter. Ao concluir, acesse a caixa de entrada e baixe o arquivo, nesse caso, na extensão nativa do Word.

PDF - Site pdftoword

Figura 5: Página inicial pdftoword.com

3. Usando o Google Drive

Caso você tenha certo receio em usar sites desconhecidos, sem problema, podemos usar o Google Drive. Para isso é necessário você ter uma conta Google. Basta subir o arquivo PDF, clicar com o botão direito nele e escolher Abrir com – Documentos Google.

PDF - Google Drive

Figura 6: Opções Google Drive

No meu caso essa opção não foi muito interessante, pois algumas páginas ficaram como imagem e com isso não é possível editar o texto.

PDF - Google Drive Resultado

Figura 7: Página convertida como imagem com o Documentos Google

4. Google Drive – DocHub

Agora, ao invés de abrir com Documentos Google, escolha DocHub. Clicando em opções, no canto superior direito, escolha Download DOC Beta. Analise o resultado e veja se te agrada. No meu caso algumas fontes ficaram muito juntas, porém, é possível selecionar o texto de uma maneira contínua, diferente do que foi mostrado na conversão utilizando o Word (método 1).

PDF - Google Drive DocHub Convert Beta

Figura 8: Conversão em Doc com DocHub

Também podemos editar direto pelo DocHub. Porém, é uma edição um pouco diferente. Basicamente é possível adicionar comentários, acrescentar textos em áreas vazias, ou pintar uma área de branco e escrever por cima. Por exemplo, usando a Whiteout Tool e escrevendo com a ferramenta de Texto. O ponto negativo é nas possibilidades de escolha da fonte. Além disso, é um pouco trabalhoso, porém, a qualidade e o visual do PDF original são mantidos. Após editado, é possível salvar novamente em PDF. Clicamos nas opções, no canto direito e escolhemos agora Download PDF.

PDF - Google Drive DocHub Edição

Figura 9: Edição realizada com o DocHub

5. Usando software: Wondershare PDFelement

Primeiramente você deverá baixar a versão teste, seja para Windows ou Mac, e fazer sua instalação: http://www.wondershare.com.br/pdf-editor/.

PDF - Wondershare PDFelement Download

Figura 10: Página de download do PDFelement

Nessa mesma página você encontra várias informações, recursos e explicações do que esse software é capaz de fazer com um documento PDF. Conforme falado no início desse artigo, a versão paga desse software permite transformar documentos digitalizados em documentos totalmente editáveis com o recurso OCR.

PDF - Wondershare PDFelement OCR

Figura 11: Explicação do recurso OCR na página

Entretanto, com a versão de teste também é possível alcançar alguns resultados interessantes, e é isso o que veremos agora. Na interface inicial, clique em Editar Texto em PDF. Em seguida, abra o arquivo PDF.

PDF - Wondershare PDFelement Interface

Figura 12: Interface inicial do PDFelement

Veremos apenas a guia Editar, o restante dos recursos você poderá estar verificando. O recurso Mão é usado apenas para movimentar a página. O recurso Selecionar utilizamos arrastando o mouse sobre o texto desejado. Ao soltar o clique, observe que um menu flutuante é exibido onde podemos destacar, sublinhar ou tachar (recursos também disponíveis na guia Anotações).

PDF - Wondershare PDFelement Selecionar

Figura 13: Recursos disponíveis ao selecionar um texto

O recurso Editar permite selecionar o texto do documento e fazer a alteração, além de reposicionar o texto. Já com o recurso Edit Objects conseguimos selecionar as imagens do documento, seja para excluir ou para mover. Uma dica: as vezes é preciso mover as “telas transparentes” que sobrepõem as imagens para então ser possível selecionar as imagens.

PDF - Wondershare PDFelement Imagem

Figura 14: Selecionando uma imagem

Ainda podemos adicionar textos, imagens e links. Depois dessas edições, basta salvar seu arquivo novamente.

PDF - Wondershare PDFelement Botões

Figura 15: Outros recursos da guia Editar

Caso não seja possível editar seu PDF, clique na guia Converter, escolha um dos formatos disponíveis e siga os passos para concluir a conversão.

PDF - Wondershare PDFelement Botões Conversão

Figura 16: Opções de conversão no PDFelement

 

É bem provável que uma dessas maneiras tenha sido útil para conversão do seu PDF. Caso ainda não esteja contente com o resultado, é recomendado a utilização das versões pagas dos softwares PDFelement ou Acrobat DC, pois garantem êxito nesse serviço.

Além de dicas e tutoriais no nosso Blog, a Render trabalha com cursos a distância. Acesse nosso site e confira a grande variedade de cursos disponíveis: http://www.render.com.br.

 

Aislan Rosa
__________________________
Técnico CAD – Autor e Revisor Render
Canal Youtube: https://goo.gl/0JGvyb

Related Posts with Thumbnails

Share and Enjoy

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS

One comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *