Novas possibilidades para o uso do Google SketchUp

Quem pensa que o SketchUp é uma ferramenta para iniciantes criarem suas maquetes eletrônicas está muito enganado. Apesar de ser um software extremamente simples de se usar em um primeiro momento, o SketchUp vem sendo aprimorado cada vez mais através de plug-ins com ferramentas para os mais diversos usos.

A Render acaba de lançar seu novo curso de SketchUp, que aborda a modelagem de uma maquete eletrônica residencial com linguagem direcionada diretamente aos arquitetos, pois utiliza o programa para estudar as possibilidades de projeto. Neste curso foram utilizados alguns plug-ins, como o 1001 Arqchitectural Tools, com excelentes ferramentas de criação de escadas, paredes, esquadrias e telhados, que seriam bem mais trabalhosos se modelados da maneira tradicional.

Projeto realizado no curso SketchUp 8 Português - Modelagem Residencial para Arquitetos

Além dos plug-ins para modelagem arquitetônica (que é o foco principal do SketchUp) é possível encontrarmos outros recursos de utilização do software como simulações de Física, através do script SketchyPhysics.

Este script começa a possibilitar a utilização do SketchUp para animações com movimentos sofisticados. Outra utilização importante deste tipo de iniciativa é a educação. Imagine ensinar física para crianças através de animações 3D?! Já vimos em outros posts do blog que podemos utilizar o Algodoo para este fim, mas ele só possibilita visualizarmos simulações em 2D. Aliando uma coisa à outra, podemos ter um sistema de ensino muito mais dinâmico.

Simulação de movimentos no SketchyPhysics

Aproveitando a ideia de utilizarmos o SketchUp para o ensino, vale a pena conferir as possibilidades do uso do software para o ensino de Urbanismo. Qual estudante de arquitetura nunca perdeu horas e horas pintando mapas e transformando dados urbanísticos em possibilidades de adensamento?


O Modelur, outro plugin para SketchUp promete revolucionar o estudo de Urbanismo. Através de dados que podem ser retirados do Plano Diretor local, como gabarito, recuos e afastamentos, é possível estudarmos as possibilidades de adensamento de uma região. O próprio software nos indica quando estamos extrapolando a legislação.

Utilização do Modelur no SketchUp

Na linha de estudos de projeto e urbanismo podemos destacar ainda o uso do SketchUp para simulações energéticas de edifício, recurso que pode ser um diferencial em seus projetos. Em tempos de responsabilidade ambiental, a utilização de ferramentas que possam prever os controles de insolação e consumo de energia elétrica, aliados a propostas de integração BIM são uma tendência de mercado e em breve farão parte dos escopos de todo trabalho de arquitetura.

Se todas essas possibilidades do uso do SketchUp ainda não convenceram você, dê uma olhada no vídeo a seguir e confira como o uso deste software pode ajudá-lo em seus projetos. Fique atento aos cursos da Render para o ano de 2012 e aprenda boa parte dos assuntos que citamos neste post.

Related Posts with Thumbnails

Share and Enjoy

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS

3 comments

  • Este programa é super simples e super potente em desenhos Técnicos, desde arquitetura a Engenharia, estou estudando-o em casa, tenho procurado alguem que me possa ensinar, mais não encontro, estou estudando o V-ray no memoneto…se poderem ajudar-me em técnicas de renderizações Agradeço…

  • A Render está programando uma série de cursos de SketchUp para este ano, inclusive de Renderização. Em breve teremos mais uma ferramenta de auxílio no campo de renderização para SketchUp, fique atento aos novos lançamentos.

  • Bom dia!

    O Sketchup é uma ferramenta poderósissima!
    Fiz vários projetos (construção civil e também industrial).
    Estou aguardando seus cursos para aprimoramento.
    Um abraço!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *