BIM – Modelagem da Informação da Construção

O BIM (Building Information Modeling/Modelagem da Informação da Construção) é um processo que envolve a criação e utilização de um modelo 3D inteligente, capaz de gerar informações referentes às decisões do projeto.  Esse modelo auxilia o profissional a projetar, construir e manter construções durante sua vida útil com maior qualidade e eficiência. A plataforma BIM integra diferentes tipos de projetos, tais como: estrutural, arquitetônico, elétrico, hidráulico e mecânico, possibilitando o compartilhamento, a simulação, a modelagem e a dinâmica de tomada de decisão.

BIM

Integração entre Projetos/Profissionais – Fonte: http://www.cadxpert.com.br/aec/autodesk-cria-servicos-na-nuvem-para-construcao-e-infraestrutura/

Os benefícios proporcionados pelo BIM são inúmeros e observados em diferentes setores. No setor financeiro, por exemplo, devido a utilização de um modelo exato e computável para a realização das estimativas de custos, estas se mostram mais realistas desde o início do projeto, evitando imprevistos, desperdícios de matéria prima e insegurança financeira. No setor de coordenação do projeto, a coordenação da infraestrutura é realizada através dos modelos 3D, dos sistemas arquitetônicos, estruturais e de sistemas prediais, obtendo assim, uma conformação aos códigos e as exigências legais do projeto com verificação automática, totalmente integrada no BIM . E em gestão, é possível reduzir o consumo de energia através das análises prévias; melhorar a produtividade operacional, através das ferramentas modelo de criação e simulação; entre outros benefícios.

As universidades da Inglaterra e Estados Unidos tomaram iniciativa de incorporar o BIM em seu sistema de ensino. A University of Salford, da Inglaterra, desenvolve disciplinas integradoras com o sistema BIM, onde a sua fundamentação é desenvolvida discutindo-se conceituação, questões práticas de implementação, benefícios proporcionados e realizando estudos de casos. Na Pennsylvania State Univerity, nos Estados Unidos, os projetos finais de graduação são casos reais desenvolvidos em grupo, com suporte acadêmico e envolvimento da indústria.

Diante disso, a Render Cursos não poderia ficar de fora dessa inovação tecnológica, então traz em seu portfólio cursos ensinando o uso dos softwares Revit Architecture e Revit Structure, os quais fazem parte do sistema BIM da plataforma Autodesk:

Revit Architecture 2014 Fundamentos
Curso Revit Architecture 2014 Fundamentos

Revit Architecture 2014 Renderização
Curso Revit Architecture 2014 Renderização

Revit Structure 2014 Modelamento de Projeto
Curso Revit Structure 2014 Modelamento de Projeto

Aprenda mais sobre o BIM:

Fonte:

http://www.autodesk.com/solutions/building-information-modeling/overview

http://www.cadxpert.com.br/aec/autodesk-cria-servicos-na-nuvem-para-construcao-e-infraestrutura/

Cintec Unisociesc – BIM e o aprendizado necessário para aplicá-lo. Regina C. Ruschel

 

 

Related Posts with Thumbnails

Share and Enjoy

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS

One comment

  • Gostei muita da materia ( bim).
    será o futuro na construção civil
    tenho curso básico em autocad pois sou formado técnico em edificações e pretendo me aperfeisuar até chegar ao bim..meu muito obrigado….

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *