Photoshop: os Filtros “Blur” e “Sharpen”

O Photoshop, nos dias de hoje, é um dos principais programas de edição de imagem no mercado das comunicações visuais. Na atualidade, é imprescindível para um designer compreender o mínimo sobre as ferramentas básicas deste software.

Dois importantes recursos do Photoshop são os filtros “Blur” (Desfoque) e o “Sharpen” (Nitidez). Estes estão localizados na aba “Filters” (Filtros) do menu deste software,  sendo muito utilizados em montagens e  edições de fotos, por exemplo. 

imagem1Figura1: Localização dos Filtros “Blur” e “Sharpen” (clique para ampliar)

Ambos os filtros citados possuem várias opções para serem escolhidas conforme o efeito desejado. O “Blur”, na versão CS6 do Photoshop, possui 14 tipos de desfoque que podem ser aplicados em imagens, sendo 3 deles (o Field Blur, o Iris Blur e o Tilt-Shift) pertencentes a “Blur Gallery” a qual proporciona opções mais avançadas de desfoque. Os mais conhecidos, além dos mencionados anteriormente, são o “Gaussian Blur”, o “Motion Blur”, o “Radial Blur” e o “Surface Blur”. Veja abaixo alguns exemplos:

imagem2Figura 2: Exemplos de aplicação de alguns tipos de desfoque (clique para ampliar)

 

Ao contrário do “Blur”, que dá desfoque à imagem, o “Sharpen” tem como finalidade deixá-la mais nítida. Este filtro, também na versão CS6 do Adobe Photoshop, contém 5 diferentes tipos de efeitos relacionados à nitidez. Alguns deles são aplicados automaticamente quando escolhidos, como é o caso do “Sharpen”, o qual suavemente dá nitidez à imagem, e do “Sharpen More”, que dá um efeito mais intenso. Os outros, que são o “Sharpen Edge”, o “Smart Sharpen” e o “Unsharpen Mask”, necessitam de regulagens em suas configurações, de forma a serem configurados conforme o resultado desejado.

imagem3Figura 3: Exemplos de aplicação dos tipos de nitidez (clique para ampliar)

Lembre-se sempre de não exagerar, pois isso pode tornar sua imagem muito artificial.

imagem4Figura 4: Imagem com desfoque e nitidez utilizados de forma exagerada, respectivamente (clique para ampliar)

A Render possui diversos cursos de Photoshop para você que quer aprender mais sobre este software, incluindo o curso de atualização da versão CS6, que traz de forma mais aprofundada como funciona a “Blur Gallery” e diversos outros recursos desta nova versão.

Fonte das imagens originais: http://www.sxc.hu

 

 

Related Posts with Thumbnails

Share and Enjoy

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS

One comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *