Aprendendo a Modelar no MAYA

Após anos longe de ferramentas 3D por opção, decidi aprender o MAYA e nada melhor do que usar os cursos da RENDER. Então fiz minha parte. Focado durante aproximadamente 1 hora por dia iniciei o curso de MAYA 2015 Fundamentos, da Render. Apesar do curso estar na versão 2015, usei o software Maya 2018.Parque Render - Maya

O objetivo deste curso básico é dar os primeiros passos no MAYA e finalizar o curso com o modelamento 3D de um cenário de um parque, composto por um terreno, uma tenda de circo, roda gigante e alguns itens de humanização.

Assistindo aos vídeos e replicando os comandos propostos e exercícios ficou fácil aprender. Como já tenho conhecimento em ferramentas CAD e 3ds MAX, pude acelerar o aprendizado, acelerando também as explicações de vídeo. Como resultado, ao finalizar esse primeiro curso, consegui desenvolver tudo o que foi proposto, conforme imagens a seguir.

Parque Render 2

Parque Render 3

Neste curso foram mostrados vários comandos, como usar a interface com os atalhos pelo teclado, agilizando o processo de modelamento, bem como as técnicas para criar vários modelos 3D, incluindo a utilização da biblioteca do Maya.

Como a versão 2015 é diferente da 2018, alguns comandos estão em menus diferentes, mas nada que prejudique o aprendizado, e sim solidifique seus conhecimentos pois fiz algumas pesquisas no help do programa.

Maya Chicara

 

É recomendável tomar um bom café, e assim como desafio, fiz o modelamento de uma xícara semelhante a que estava usando na ocasião. Isto é bom para reforçar o aprendizado. Como dica: Treine os comandos aprendidos, aplicando-os no modelamento de objetos dos mais variados tipos, principalmente os que você gosta mais. Mas lembre-se, dependendo do seu nível, comece com algo mais simples :)

 

 

Após o curso básico, parti para o curso de modelamento de Interiores para reforçar a criação de objetos. O curso é o Maya 2016 Modelagem de interiores. Para fazer este curso é necessário fazer primeiro o de nível básico.

O curso mostra várias técnicas de modelamento e comandos novos para serem aplicados à modelagem de móveis, acessórios e cenários. O objetivo do curso é fazer uma sala com sofás, mesa, abajur, e vários outros detalhes. E o aprendizado foi valioso, ao final consegui modelar meu primeiro cenário de interiores conforme imagens abaixo.

Maya sala1

Com os comandos aprendidos, tomei a liberdade de criar outros tipos de móveis, personalizando e desafiando assim o que aprendi.

maya sala2maya sala3

Posso dizer que o resultado foi gratificante, em vista das poucas horas investidas no treinamento. Para quem gosta, isto não é estudar mas sim aproveitar o tempo e aprender novas habilidades que podem trazer resultados em um futuro próximo.

Finalizado o curso, iniciei outro de modelamento, desta vez de personagens. O curso está bem estruturado: Maya 2016 Modelagem de Personagens. Acredito que o maior desafio é desenhar a cabeça, que ainda não está finalizada mas é possível ver o andamento do meu trabalho. A partir de desenhos 2D foi iniciado o modelamento 3D e o resultado até aqui é o mostrado abaixo.

Maya cabeca personagens

O curso mostra vários detalhes e técnicas bem como novos comandos para auxiliar o modelamento. O resultado ainda está bem aquém do que espero, mas como surgiu a urgência de auxiliar uma amiga em fazer um boneco em 3D, resolvi ajudá-la, desafiando meus conhecimentos já adquiridos.

Ela tinha um desenho do boneco feito no CorelDRAW, que foi convertido em JPG e inserido dentro do MAYA como referência, como se pode ver na figura abaixo:

maya boneco desenho

Então, dentro do Maya o modelamento foi iniciado e o resultado final está abaixo. Veja que mesmo sem finalizar o curso de personagens, o desafio de modelar algo diferente, teve um resultado interessante.

maya boneco 3d

O mesmo foi impresso em 3D, para um trabalho em sala de aula. Foi gerado um STL diretamente do MAYA e utilizado uma impressora 3D, modelo 3DCloner. O boneco impresso em 3D foi personalizado com detalhes como acabamento, pinturas e alguns apetrechos. Note que a impressão 3D não ficou aquilo tudo pois como foi na pressa, colocamos uma velocidade de impressão além do limite. Mas serviu bem para o propósito.

Monstro Impresso 3D

Agora vou me programar para finalizar o curso de Modelagem de Personagens no MAYA e continuar em frente.

Minha conclusão é simples. Para quem não conhecia nada de MAYA já estou apto a fazer alguns tipos de modelamentos 3D. Nada melhor do que continuar os estudos. Com a prática do dia a dia você pode aprimorar muito as técnicas e agilidade no software. Como dica recomendo para os iniciantes o uso dos cursos, pois realmente você aprenderá. Confira nosso pacote aprender+ Maya Profissional.

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