Dicas para entrar no mercado de Maquete Eletrônica

Diante de tantas boas tecnologias disponíveis e o acesso a tanta informação sobre o assunto, por onde começar? Se eu tenho afinidade com a área, mas ainda não sei nada a respeito, onde me informar? Onde aprender as tecnologias? Qual tecnologia escolher?

A resposta não é tão simples, exige pesquisa e objetivo, mas sugiro algumas dicas que podem facilitar o caminho a ser seguido.

Serviços de maquete eletrônica e humanização de plantas sempre serão necessários e estão em constante evolução. Então, nunca é tarde para entrar nestas áreas. Quem deseja entrar, deve gostar da área de arquitetura / construção civil, desenho / design e estar sedento para sempre aprender e executar os serviços em um prazo quase que impossível. Um desafio constante e motivante!

Por onde começar?

Começaria hoje pelo básico, pelo popular, para aprender e então entrar em um mercado mais amplo. Por exemplo, oferecer serviços ou ter o conhecimento e currículo necessário para entrar em empresas que necessitam de profissionais que conheçam os softwares mais utilizados no mercado. O tal do AutoCAD e o 3DS MAX são bem populares.  Dentro desta perspectiva, podemos tomar alguns caminhos:

O caminho mais curto: Aprender um software conhecido e utilizado no mercado.

Para quem deseja produzir cenas internas e externas, pode tranquilamente utilizar apenas o AutoCAD! Sim, com ele você pode criar, desde plantas baixas até o modelo 3d arquitetônico, inserir os materiais nos objetos e nas paredes, criar a iluminação e ter como resultado final, imagens bem interessantes do projeto. Tenho certeza que com isto você vai impressionar clientes e já poderá oferecer seus serviços para o mercado.

Quem não conhece nada, precisa fazer um curso básico de AutoCAD 2D e 3D, depois um avançado de AutoCAD 3D e por fim, um de Renderização. É interessante neste caso, ter aulas com um profissional que já tenha experiência na elaboração de Maquetes Eletrônicas. Desta forma, ele passará conhecimento e as dicas necessárias para desenvolver um bom trabalho e em um tempo conveniente.  Como estes cursos ou profissionais estão localizados apenas em centros especializados, uma dica é complementar este estudo com os cursos da RENDER. Estes são bem direcionados e a um custo muito atrativo. Recomendo, neste caso, esta seqüência de cursos:

Passo 1 – Aprenda o AutoCAD Básico e diversas técnicas que profissionais usam. Primeiro tudo sobre o ambiente bidimensional . Os cursos recomendados são:

Passo 2 – Aprenda a modelar objeto em 3D no AutoCAD e para isso um curso interessante e bem prático é o:

Passo 3 – Estudar as dicas de como usar o 3D em prol da maquete eletrônica, aprendendo os principais macetes da área, como passar o 2D para o 3D e dar vida no mesmo, incluindo materiais, iluminação e tendo um belo resultado final. Recomendo:

O caminho para criar: Animações em 3D para maquete eletrônica:

Este é voltado para quem gosta bastante de imagens arquitetônicas, hiper realistas e deseja criar sua animação ou filme.  Neste caminho, o Maqueteiro recebe a planta baixa do arquiteto ou engenheiro e transforma-o em 3D, diretamente no 3ds Max. Ou seja, todo o modelo 3D é concebido dentro do 3ds Max, a partir de uma planta baixa vinda do AutoCAD ou outro software.

Pelo 3ds Max ser um software com inúmeras possibilidades, o desafio de aprender somente o necessário para executar o trabalho de maquete eletrônica não é tarefa fácil a partir de cursos genéricos e livros. Desta forma também sugerimos cursos específicos, que só estão são disponíveis em grandes centros e que a RENDER disponibiliza. Neste caso, com um custo baixo você poderá aprender o necessário para criar sua maquete eletrônica.  É uma solução interessante e você pode fazer o curso tranquilamente, no conforto de sua casa e no horário que desejar. Os cursos são desenvolvidos por profissionais da área, vão direto ao ponto, o que é  importante para economizar tempo e facilitar o aprendizado.

O caminho a seguir:

Passo 1 – Aprenda o mais básico possível do AutoCAD e 3ds max, isto você pode fazer diretamente no site da Render, através dos cursos gratuitos. Links:

http://www.render.com.br/cursos/gratuitos/aprendendo-autocad-2010-em-2d-e-3d

http://www.render.com.br/cursos/gratuitos/aprendendo-3ds-max-2010

Passo 2 – Aprenda importar desenhos do AutoCAD no 3ds Max, levantar as paredes, criar detalhes do modelo 3D, aplicar e criar os materiais, inserir detalhes de humanização,  definir a iluminação, Renderizar e criar a animação. Tudo isso você encontra nos dois cursos específicos da render:

Passo 3 – Faça seus próprios modelos, use e abuse da criação de materiais, faça testes de Renderização e comece a mostrar seu trabalho.

Neste aspecto, o interessante é escolher um dos caminhos, criar o desejado e não parar de se aprimorar…

Onde aprender as tecnologias?

Para quem não tem acesso em sua Região ou ainda quer Aprimorar seu conhecimento, a Render tem soluções para esta área. Acreditamos que nossos cursos são bem interessantes para você aprender passo a passo os macetes e dicas dos profissionais da área. Tudo isso pode ser feito no conforto de sua casa ou no ambiente de sua empresa.

Aprender em cursos a distância, seja online ou em DVDROM, é uma maneira prática, eficiente e com um custo muito bom. Mas, exige comprometimento e a utilização do tempo que estaria numa sala de aula para fazer o curso no local que você desejar.  É importante ter contato com as pessoas da área. Procure um bom blog, fórum da área e fique atualizado.

Qual tecnologia escolher?

Além do AutoCAD e do 3ds Max, que são praticamente padrões de mercado nesta área, existem várias outras tecnologias que podem ser usadas para este fim. Por exemplo,  VectorWorks, Revit, Maya, Lightwave, Blender , entre outros.   A escolha depende do que você deseja fazer.  Se desejar entrar em alguma empresa específica, que usa uma determinada tecnologia, é esta que deve aprender. Então, defina bem o seu objetivo e vá em frente! Geralmente conhecer o mais popular e posteriormente se aprofundar em outras ferramentas é o caminho mais seguro.

Uma dica é sempre estar alerta nas tecnologias, pois elas vêm para facilitar a nossa vida. Um exemplo é o Google SketchUp, ferramenta 3d básica para criar sua Casa virtual em 3D. Este tipo de tecnologia e sua integração com outros softwares, muitas vezes pode facilitar algum trabalhos.

Tenha em mente que estar alerta nas tecnologias e facilidades pode te deixar um passo a frente, pois o cliente quer: um bom trabalho, em um prazo adequado e com preço atrativo. Então, o fator tempo é decisivo para você “pegar” um trabalho. Ferramentas que facilitam isto te darão um impulso na busca de seu objetivo.

Desejo sucesso a você e espero que estas dicas possam ajudar a trilhar seu caminho.

Related Posts with Thumbnails

Share and Enjoy

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS

20 comments

  • Excelente dicas pra está começando como eu. Parabéns!

  • Já trabalho com Maquetes Eletronicas a 5 anos. Trabalho em um escritorio que é especificamente voltado para maquetes eletronicas.. mas ganho menos de 2 salarios.
    É como se fossem 5 anos perdidos.. não sei mais o que fazer. Já conversei com meus patrões, e pelo que parece eles não pretendem melhorar minhas condições.. será que o problema é eles ou sou eu que não sou bom profissional ?
    Pode ver o meu trabalho nesse link
    http://www.flickr.com/photos/thiagobrasil/with/5060319233/

    Alguma dica de trabalho? Mesmo a distancia..

  • Prezado Thiago, o resultado final de seu trabalho é excelente… Parabéns pelas belas imagens que criou ! Alguns escritório valorizam muito este trabalho. Porém oferecer seu trabalho para vários escritórios de arquitetura e design, seja bem mais lucrativo. Minha sugestão é começar a criar uma rede de relacionamento com o público que compraria este tipo de trabalho, em sua região ou pela internet mesmo. Este público seria Arquitetos, escritórios de arquitetura, construtoras, designers, enfim todos que precisam uma imagem encantadora. Não desista pois nestes 5 anos voce tem uma habilidade que poucos tem… Agora só falta criar esta rede de relacionamento. Vá em frente. De qualquer forma a Ingrid (Render) vai entrar em contato como voce !

  • Thiago, que trabalho maravilhoso.
    Estou mesmo precisando fazer uma maquete eletronica.
    Que tal pegar uns trabalhos free lancer.
    Aguardo seu contato o quanto antes.
    Grata

    Heloisa
    Arquiteta

  • Thiago, parabens pelo seu excelente trabalho, você ta de brincadeira ou está querendo divulgar o seu nome? De qualquer forma os alunos de arquitetura sempre tem de apresentar o trabalho final de curso, sao um publico de boa aceitacao, e alem do mais voce estará divulgando o seu trabalho junto aos seus futuros clientes. Boa Sorte!

  • Fala thiago blz. onde vc mora?
    trabalho tbm a uns quase 5 anos com maquetes em 3d moro no entorno de brasilia em goias aki o que mais rola e free de móveis planejados ja tenho uma pequena rede que todo mês pinta uns trabalhinhos legais hj trabalho mais em casa ganho um pouco mais que 2 salarios minimos mais creio que quando a qualidade e a rede aumenta esse valor também aumenta hoje trabalho com sketchup e vray e um pouco com auto cad, suas imagens estão otimas qualidade boa msm parabens agora uma coisa eu te digo não só pra você mais tbm para o pessoal do seu trabalho quem não e visto não é lembrado é se te descobrirem ja era te levam na certa a valorização vem como consequência.

    aki tem algumas imagens do meu trabalho.

    http://www.angeloartedesigner.blogspot.com.br/

    atenciosamente angelo designer de interiores

  • Thiago, me passe seu contato, mandei uma mensagem pra vc no seu flickr…… aguardo resposta ,,, abraço

  • Eu trabalho com Maquetes há dois anos…montei um estudio.
    Mas Não é fácil.
    Tiago parabéns pelo seu trabalho!
    Caso um dia precise de um parceiro, entre em contato.

    Para quem quiser conferir: http://www.studiohaus.com.br

  • Boa Tarde, eu trabalho com Maquetes há dois anos…. e a dificuldade de encontrar escritorio é muito grande,
    Parabens por todos trabalhos colocados aqui, muitos bonitos

    deixarei uns trabalhos meus..
    rclmaqueteseletronica.blogspot.com.br

  • Gostaria de trabalha com maquetes mas pelo que vi nos comentários não parece ter uma boa remuneração, to enganado?

  • Boas Dicas.

    Moro em Recife e maquetes 3d aqui esta crescendo muito, pena que eu ainda não estou na área e estou tentando abrir meu próprio escritório.

    Pra quem quiser da uma olhada nos meus trabalhos segue o site:

    http://www.fix3d.com.br

    Abs,

  • Faço maquetes eletrônica mas ta dificio aqui no Distrito Federal as empresas grandes estão abocanhando tudo.
    Vi ótimos trabalhos aqui estão de parabens!

  • Esse é o meu blog:www.arquimaquetes3d.blogspot.com.br

  • Oi.
    Sou acadêmica de arquitetura e urbanismo, me formo em dezembro.
    Moro no RS e me procuram muito para fazer maquetes eletrônicas como free lancer.
    Me parece que aqui o mercado é bom, e também bem remunerado.
    Penso em me especializar mais a partir de dezembro que vou estar formada, e fazer maquetes eletrônicas profissionais.
    Acredito que seja um bom negócio pelo que vejo, pelo menos aqui.
    E como é algo que não precisa ser presencial, é um negocio que pode ser “vendido” online, penso que aumenta ainda mais a estatística de dar certo.
    Espero que sim né, hehehe!

  • Ola, sei q esse post e antigo mais se alguem entrar e ver minha msg porfavor entre em contato cmg, seis fazer maquetes eletronicas e ja tenho um bom tempo de esperiencia nessa area, nao tenho minhas imagens ospedadas em nenhum site ow blog mais se qserem conferir meus trabalhos entrem em contato cmg.
    Email: ramossousa234@gmail.com
    Skipe: viniciussousaramos

    Ogrigado e Abraços

  • Minha primeira maquete comercial eu fiz em 2009. Tive uma boa atividade até 2012, desde entao esta muito fraco pra mim este tipo de trabalho aqui no RJ. Algumas pessoas até querem, mas nao estao dispostas a pagar pelo serviço. Alguns até acham que o trabalho é feito no word, kkkkkkkkkkk…..eu mereço! As pessoas que realmente fecham sao arquitetos que conhecem meu trabalho e sabem qie é um trabalho minucioso.

  • Gostaria de saber como faço pra calcular e quanto cobrar a criação de uma maquete 3d, render da maquete no lumio, arquicad e outros programas semelhantes. Ex: Devo cobrar R$ 1.000,00 por tabalho ou não é assim que funciona? por favor, preciso dessa ajuda! obrigado.

  • pessoal, só quem é formado em arquitetura pode fazer maquetes eletronica? ou quem domina bem os softwares pode ingressar no mercado p fazer free lancer??

  • Oláh, gostei bastante de alguns trabalhos publicados aqui nesse fórum, sou estudante de arquitetura e estou no 10º período, durante o curso trabalhei como operador de empilhadeira de madrugada e também com maquetes eletrônicas, já faz 2 anos que sai do meu trabalho fixo para me dedicar mais as maquetes eletrônicas , consegui alcançar resultados interessantes porem estou sempre sedendo por aprender mais, hoje em dia estou trabalhando bastante, porem ganhando relativamente pouco, eu trabalho em casa e meus clientes são a grande maioria estudantes de arquitetura, trabalho bastante com imagens para revistas de tcc, também faço projetos estruturais, maquetes físicas e plantas tratadas. A minha preocupação é depois de formado não vou ter mais o mesmo contato que tenho com os meus clientes na faculdade e estou procurando algo mais sólido, por favor vejam o meu trabalho.
    http://rockwanderson.wixsite.com/rwdesign1

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *