Como criar maquetes eletrônicas rapidamente

Artigo Maquete Eletrônica

Existem vários caminhos para se criar maquetes eletrônicas, sejam elas imagens do modelo 3D, animações, passeios virtuais interativos ou até mesmo passeios em 360 graus. 

Com o avanço da tecnologia em software e hardware muitas coisas foram criadas para encurtar o tempo em criar a maquete, em suas várias etapas como: construir o modelo 3D; definir texturas; iluminação; humanização do modelo 3D e renderização para gerar a imagem final ou gerar a animação / filme da maquete. Também têm etapas de finalização como usar editores de imagem ou mesmo de vídeo.

Neste sentido vamos sugerir alguns caminhos para que você possa criar a sua maquete eletrônica de forma menos trabalhosa.

Algumas perguntas devem ser feitas para que possamos definir o caminho dos trabalhos:  

  • Você tem somente os desenhos 2D?
  • Já têm os modelos 3D?
  • Para que finalidade será a maquete eletrônica: animação, imagens para folders, interação?
  • A que nível de detalhe é a espectativa do contratante? Ele tem alguns exemplos?
  • Qual a previsão de entrega?

Artigo Maquete Eletrônica Artigo Maquete Eletrônica
Exemplos de qualidades de imagens para o cliente

Em cada questão também podem ser levantados outros pontos, por exemplo, se for animação 3D: serão cenas somente externas ou internas? Já possui um roteiro ou Storyboard? Quanto tempo de animação?

Estas simples questões nos permitem saber o que precisamos, planejar de forma simples as etapas e entregar o trabalho para o cliente no prazo certo.

A agilidade em fazer o trabalho também passa por conhecer bem os softwares que possibilitam isto, as técnicas de uso dos mesmos, e um computador que suporte as tecnologias do software. Estamos falando desde softwares CAD como também de animação 3D, renderização e finalização.

Os softwares CAD mais conhecidos, destinados a arquitetura e construção, são: AutoCAD, Revit, SketchUp, ArchiCAD e Vectorworks.

Softwares de animação e renderização mais conhecidos são: 3ds Max, Maya, Blender, Lumion, Artlantis e V-Ray.

Softwares de finalização podemos citar aqueles que você fará algumas edições finais, seja em imagens ou vídeos: Photoshop, Premiere, FinalCut ou similares.

Existem várias soluções, mas o intuito deste artigo é mostrar um caminho que traga resultados rápidos e que agrade seus clientes.

Vamos exemplificar em alguns cenários prováveis:

1 – O cliente tem somente as plantas bidimensionais da arquitetura em AutoCAD, e deseja ter algumas imagens em 3D do edifício para promoção e venda.

Sugestão 1: Se você tiver um bom conhecimento e agilidade no AutoCAD poderá fazer tudo nele sem precisar de outro software, incluindo a renderização.

Artigo Maquete Eletrônica

Sugestão 2: Se você tiver conhecimento no Sketchup, o trabalho de construção da maquete pode até ser mais rápido que no AutoCAD, pois o Sketchup tem uma interatividade maior com o operador, possibilitando maior rendimento em modelar em 3D. E para renderizar, use um software que dê produtividade ao trabalho, no caso, o Lumion que permite uma interação muito boa em criar a humanização dos ambientes e renderização final.

Artigo Maquete Eletrônica

 

2 – O cliente trabalha com um software BIM, como exemplo o Revit e deseja fazer a animação de partes internas e externas do edifício destinado a promoção e venda.

O Revit possui várias ferramentas para criar a renderização do modelo 3D, com um bom nível de qualidade. Se feito de forma correta, a partir do momento que o arquiteto definiu o modelo 3D e definiu todos os materiais utilizados, todas as texturas já teriam que estar aplicadas. Ou seja, para criar boas imagens o Revit já tem as ferramentas adequadas, mas talvez ainda falte, por exemplo, incluir plantas e objetos para humanizar e melhorar as vistas internas e externas. Como o cliente deseja criar uma animação talvez o Revit não tenha todos os recursos de câmeras ou qualidade de renderização que se deseja.

Sugestão 1: Usar o Revit para humanizar, incluindo vários modelos de plantas, móveis, etc. Criar vários caminhos de câmeras, gerar as animações renderizadas e usar um software de edição de vídeo para criar o filme final.

Artigo Maquete Eletrônica

Sugestão 2: Dependendo da qualidade final que seu cliente deseja, seria importante usar outro software, que aproveitasse o modelo 3D do Revit e fizesse o trabalho de humanização e renderização. Para isso temos o Lumion e Artlantis que são bem interativos e rápidos para renderizar animações, com uma qualidade superior que o renderizador do Revit.

Artigo Maquete Eletrônica

3 – O cliente deseja incluir na animação a simulação de pessoas andando, carros, trens e outros efeitos especiais. Neste caso ele já possui o modelo 3D feito no AutoCAD.

Sugestão 1:  Usar um software de Animação 3D que permita criar estes efeitos e que tenha ferramentas para este tipo de aplicação. Como exemplo o 3ds Max é um dos softwares mais usados para esta finalidade e possui diversas ferramentas para animação. Nele você pode importar o modelo 3D do AutoCAD, e usar diversos recursos para humanizar, animar e renderizar. O céu é o limite. Para isto é necessário que você tenha um bom conhecimento dos recursos do 3ds Max. Veja alguns dos cursos abaixo:

3DSDES-14-MQE_destaque 3DS15-POPULATE_destaque Capa Curso - 3ds Max 2015 Aprimoramentos para Maquetes 3DS13-FARQ_destaque

Citamos alguns casos, mas na prática se conhecer 2 ou 3 softwares bem, e ter também um conhecimento de fotografia para enquadrar as cenas no que realmente precisa mostrar, conseguirá entregar trabalhos fabulosos.

Para iniciar seu aprendizado

Para quem deseja iniciar ou mesmo aprimorar o que já sabe, criamos o pacote de Cursos apRender+ Maquete Eletrônica. Esta é uma maneira bastante interessante de aprender vários assuntos da área e dar um “ponta pé”, muito bem dado. Com estes conhecimentos você poderá desenvolver ótimos trabalhos para o mercado.

Artigo Maquete Eletrônica

Nele você aprenderá desde o desenho técnico arquitetônico, ao AutoCAD para criar e editar desenhos 2D, ao Skechup para levantar/criar o modelo 3D, e ao Artlantis e Lumion para criar a renderização e animação 3D com um ótimo nível de qualidade.


Matricule-se já e tenha um conhecimento para criar maquetes eletrônica de forma rápida e profissional.

Faixa Maquete Eletrônica

Related Posts with Thumbnails

Share and Enjoy

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *