Conheça o AutoCAD Plant 3D!

A Render acaba de lançar o curso AutoCAD Plant 3D 2016 Modelagem de estruturas. Mas você sabe o que é e para que serve o Plant 3D?

O AutoCAD Plant 3D é um software em plataforma AutoCAD, que torna os projetos de tubulações simples e práticos. Com ele, os projetistas podem criar projetos de plantas 3D rapidamente, sem a necessidade de administradores de CAD. O Plant 3D inclui o modelamento de equipamentos de tubulação e estruturas.

Plant1

O curso lançado ensina o modelamento de estruturas. Posteriormente serão lançados cursos de modelagem de equipamentos e roteamento de tubulações no Plant 3D.

Contudo, o modelamento de estruturas no Plant 3D não produz modelos profissionais nem detalhamentos dessas estruturas, ou seja, não produz detalhes de soldas e parafusos. Esse modelamento tem como objetivo a configuração de um espaço que pode ser utilizado como referência para posicionar os equipamentos e a tubulação no projeto.

plant2

Um dos principais pontos do curso é a inserção de perfis metálicos na estrutura, porém a inserção de componentes auxiliares, como escadas, guarda-corpos e sapatas também será mostrada no curso. Quanto à inserção de perfis metálicos, o cálculo estrutural deve ser feito por um engenheiro habilitado e ele irá recomendar o perfil mais adequado. Caso você não tenha nenhuma noção de estruturas, no curso apresentamos dicas para você entender melhor as funções das geometrias dos perfis, como as seguintes:

– Perfis para colunas normalmente devem resistir a esforços de compressão, então perfis com inércia maior são requeridos para essas funções. Este é o caso de perfis de seção H, que têm largura da mesa, igual ou próxima à altura da seção. Perfis de seção caixão, quadrados e retangulares, e de seção tubular também são frequentemente usados.

– Perfis para vigas têm os maiores esforços na flexão, e os mais usados para esta aplicação são os perfis laminados em seção I.

– Já os perfis para contraventamento costumam resistir tanto a esforços de tração como compressão, e suas seções costumam ser leves. A escolha do perfil considera a esbeltez e a resistência aos esforços normais. Seções tipo cantoneira, em L, e tubulares são comumente usadas.

plant3

O AutoCAD Plant 3D é ótimo para criação de plantas de indústrias químicas, de óleo e gás e para indústrias em geral. Agregue mais valor ao seu currículo, com o conhecimento ensinado neste curso que a Render traz a você!

Veja mais sobre o curso aqui!

 

Vinícius Feller

___________________________________

Estudante de Engenharia Civil

Autor e Instrutor Render

 

Related Posts with Thumbnails

Share and Enjoy

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *