Soluções para Projetos com o Inventor

Os projetos de engenharia vêm se desenvolvendo de forma bastante rápida, pois o que antigamente requeria muito tempo, hoje podemos fazer com muita agilidade. Quando a internet e os computadores ainda não eram acessíveis, os desenhos eram feitos de forma manual, bem como os cálculos, no máximo utilizando uma máquina de calcular.

Detalhamento de Projeto MecânicoEra necessário ter muita criatividade e visão espacial, para imaginar as peças e desenhá-las em duas dimensões no papel, em suas projeções ortogonais. Era indispensável ter uma boa experiência em desenho, para representar as melhores projeções das peças.

Com o desenvolvimento tecnológico e também dos softwares CAD, hoje fazemos tudo isto e muito mais, e de forma muito mais prática e dinâmica. Com o Inventor, por exemplo, podemos modelar e analisar a peça em três dimensões no ambiente virtual. No momento de fazer seu detalhamento em duas dimensões, com as projeções ortogonais, podemos testar várias posições para as vistas sem gastar papel, tudo de forma automática e prática.

Com o Inventor fica muito fácil projetar modelos complexos, através de Superfícies, onde o projetista troca o compasso, a lapiseira e a régua pelos métodos de esboço e geração de superfícies complexas do Inventor, criando assim modelos com contornos complexos.

Roda modelada com superfícies no Inventor

Roda modelada com superfícies no Inventor

O projeto de chapas metálicas é bastante trabalhoso quando feito manualmente ou no AutoCAD. Porém, no Inventor podemos modelar e testar as linhas de dobra e os seus respectivos raios. E mais, o Inventor gera a planificação da chapa automaticamente, onde podemos verificar suas medidas e comprar a chapa no tamanho correto, evitando perdas e gastos excessivos.

Chapa metálica modelada no Inventor

Chapa metálica modelada no Inventor

E não é só isto, também podemos modelar e simular montagens, verificando o funcionamento do sistema e fazendo diversos testes, sem gastos com a fabricação de protótipos. Através da Simulação Dinâmica do Inventor é possível verificar o funcionamento de sistemas simples ou complexos, analisando o funcionamento real com a aplicação de forças e torques, e ainda gerar vídeos de análise e apresentação.

Montagem desenvolvida no Inventor

Montagem desenvolvida no Inventor

O nível de detalhamento em modelagens é muito profundo, e podemos inclusive aplicar cordões de solda e também as operações de usinagem pós-solda.

O Inventor também disponibiliza soluções práticas para o projeto de Estruturas Metálicas, permitindo modelar grandes estruturas em curto espaço de tempo, adicionando e editando os mais variados elementos estruturais a partir de sua biblioteca, organizada em função de várias normas.

Estrutura metálica modelada no Inventor

Estrutura metálica modelada no Inventor

O Inventor também auxilia no projeto de Elementos de Máquinas, tais como eixos, engrenagens, rolamentos, chavetas, molas, parafusos, pinos, entre outros. O que antes levávamos muito tempo para calcular manualmente, agora fazemos automaticamente com o Inventor, que valida o projeto e ajuda no dimensionamento correto dos Elementos de Máquinas.

Conjunto desenvolvido no Inventor

Conjunto desenvolvido no Inventor

Com o Inventor também podemos validar os projetos através de cálculos básicos por Elementos Finitos. Com este método, podemos verificar se uma peça, conjunto, estrutura metálica ou máquina suportará os esforços solicitados. O Inventor possibilita realizar uma simulação de esforços, onde podemos observar os resultados de tensão e deformação em pontos específicos do sistema, de forma gráfica e numérica.

Estudo de elementos finitos no Inventor

Análise de elementos finitos no Inventor

O projeto de moldes plásticos também é facilitado com o uso dos recursos específicos do Inventor. Em função do produto que será fabricado, projetamos de forma prática e rápida os demais itens do molde e também realizamos simulações de funcionamento. O Inventor ainda faz todo o detalhamento de forma automática.

Projeto de molde desenvolvido no Inventor

Projeto de molde desenvolvido no Inventor

E não é só na etapa de projeto que o Inventor nos ajuda. Com ele também podemos executar as operações de usinagem e fazer a impressão de protótipos em 3D. A partir do modelo desenhado, podemos programar Tornos CNC e Centros de Usinagem no próprio Inventor. Portanto, além de um software CAD, ele também é um software CAM.

Simulação de usinagem no Inventor

Simulação de usinagem no Inventor

Não perca mais tempo, aprenda a usar o Inventor e suas aplicações e otimize seu tempo e seus projetos!

Faça os Cursos de Inventor da Render e se especialize no uso de um dos melhores softwares do mercado, preparando-se para os mais diversos desafios do dia-a-dia do projetista mecânico.

Considere o Pacote de cursos apRender+ Inventor Profissional, são diversos cursos de Inventor para você tornar-se um expert no Inventor, é um excelente Investimento.

 

Igor Trevisan
__________________________
Autor e Instrutor Render

Related Posts with Thumbnails

Share and Enjoy

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *