Como Alterar as Propriedades dos Componentes do Multisim

No Multisim encontramos alguns instrumentos de aferição como Geradores de Funções, Fontes AC e DC, Osciloscópios, Multímetros, entre outros. Porém, em alguns casos é necessário incluir na simulação um sinal que possui pontos de voltagem ou correntes relativas ao tempo decorrido.

Na tabela abaixo, temos uma relação entre determinadas voltagens e tempo. Também podemos utilizar uma relação entre voltagem e corrente em ângulos de defasagem.

Multisim - Voltagem e Corrente

Para transformar os dados da tabela em sinais personalizados no Multisim, utilizamos as fontes PWL (Piecewise Linear). Para utilizar essas fontes, acessamos o grupo Sources, famílias SIGNAL_VOLTAGE_SOURCES para obter sinais de voltagem, ou SIGNAL_CURRENTS_SOURCES para sinais de corrente.

Multisim - Sinais

Para configurar os dados do sinal, inserimos os valores da tabela diretamente nas propriedades da fonte PWL ou criamos um arquivo com extensão .txt que tenha duas colunas: uma para o tempo e outra para a voltagem.

Damos um duplo clique na fonte PWL para abrir as suas propriedades, e selecionamos a aba Value. Depois clicamos na opção Enter data points in table, e adicionamos os valores relacionados ao tempo e voltagem de acordo com a tabela. Para que os valores se repitam criando uma sequência no sinal, basta marcar a checkbox Repeat data during simulation.

Multisim - Fonte PWL

Para visualizar o sinal gráfico, conectamos um osciloscópio na saída da fonte e executamos a simulação.

Multisim - Osciloscópio

Agora vejamos um outro método no qual podemos utilizar uma extensão .txt que contenha os dados do tempo e voltagem.

No bloco de texto digitamos os valores conforme mostrado na figura.

Multisim - TXT

Abrimos as propriedades da fonte PWL e na aba Value marcamos a opção Use data directly from file. Depois clicamos no botão Browse e selecionamos o arquivo de texto correspondente.

Multisim - PWL

Por fim, utilizamos o osciloscópio para averiguar o resultado.

Multisim - Osciloscópio

Para simular fontes com dados de corrente, utilize a opção PIECEWISE_LINEAR_CURRENT da família SIGNAL_CURRENT_SOURCES no Multisim.

E você pode aprender muito mais! Nos cursos de Multisim da Render, são disponibilizados diversas técnicas para análise, montagem e elaboração de circuitos.

Aproveite e conheça também o Pacote Completo de cursos apRender+ Eletrônica Profissional

 

Nelson V. Soares – Autor e Instrutor Render

Related Posts with Thumbnails

Share and Enjoy

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *