O Windows 10 vem aí: Descubra as novidades

Logotipo Windows 10O Windows, por ser o sistema operacional mais utilizado no mundo atualmente, sempre traz uma grande expectativa quando novas versões são anunciadas, e o mesmo acontece com a nova versão, intitulada Windows 10, que deve ser lançada ainda no segundo semestre de 2015, quase três anos depois da versão 8. Esta nova versão traz diversas novidades, veja as principais novidades a seguir.

 

Menu Iniciar
Fonte: Wikimedia

Fonte: Wikimedia

Junto com o Windows 10, também há o retorno de um antigo conhecido dos usuários do Windows: o menu iniciar tradicional.

Porém, desta vez, o menu iniciar traz uma união de funcionalidades do menu clássico, presente em versões do sistema como Windows 7 e anteriores, listando programas e pastas à esquerda, além de um botão para visualizar todos os programas, junto de funcionalidades da tela iniciar do Windows 8, como os live tiles, ou “blocos dinâmicos” em tradução livre, aqueles blocos presentes também no Windows Phone, sendo que vários deles mostram atualizações direto nos próprios blocos, sem precisar entrar no aplicativo em si.

Vale notar também que o menu iniciar volta a ocupar apenas um pequeno canto da tela, ao contrário da tela iniciar no Windows 8 que ocupava todo o espaço, porém será possível redimensionar o novo menu iniciar para que ocupe um maior espaço caso o usuário deseje.

 

Assistente Pessoal

Além do novo menu iniciar, também podemos encontrar na imagem acima, à direita do botão iniciar, a nova assistente pessoal do Windows, chamada “Cortana” (nome vindo da série de jogos Halo, distribuída pela Microsoft Game Studios).

Esta assistente funciona de forma semelhante à Siri, presente nos celulares iPhone, da Apple, atendendo a comandos de voz do usuário, podendo realizar buscas pela definição de palavras, por endereços de certas empresas, indicar a previsão do tempo, tocar músicas, entre outras funcionalidades.

No momento, Cortana ainda não está disponível no Brasil, porém, a Microsoft está liberando gradativamente em mais países, então espera-se que ela se torne disponível no Brasil em breve. Para quem fala inglês, porém, nas versões de teste do Windows 10 é possível alterar a localização do sistema para os Estados Unidos, podendo utilizar a Cortana em inglês desta forma.

Apesar de ser uma novidade para desktops, laptops e tablets, esta ferramenta já está disponível para usuários do Windows Phone nas versões 8 e 8.1 em diversos países, como Estados Unidos, Inglaterra e Austrália.

 

Task View e Mais de Uma Área de Trabalho
Fonte: Mashable.com

Fonte: Mashable.com

Outra novidade interessante do Windows 10, que parece ter buscado inspirações no Mac OS X, é a Task View, um ícone no formato de duas janelas, encontrado à direita do botão iniciar. Ao abrir o Task View, são exibidos na tela, lado a lado, todos os aplicativos atualmente abertos no computador, com uma miniatura do que está aberto neles, permitindo uma visualização e um reconhecimento rápido do que está contido em cada programa, facilitando a organização dos aplicativos abertos.

Além disto, é possível ver também o recurso de múltiplas áreas de trabalho, podendo ser adicionadas novas áreas de trabalho a qualquer momento, clicando no retângulo com o sinal de “+”, em uma faixa cinza na parte inferior da tela.

As áreas de trabalho não funcionam como máquinas virtuais, mas sim como se fossem monitores extras, podendo arrastar os programas de uma área de trabalho para a outra, também com o intuito de melhor dividir e organizar os aplicativos.

 

Adeus Internet Explorer
Fonte: Microsoft

Fonte: Microsoft

Com o Windows 10, também iremos dar adeus ao famigerado Internet Explorer e, junto dele, às barras de ferramentas instaladas por terceiros, com o mais novo navegador da Microsoft, chamado de Microsoft Edge.

Originalmente anunciado sob o codinome “Projeto Spartan”, o Edge é um navegador mais leve e rápido, com interface que remete ao design Metro e mais foco na segurança do usuário, além de ferramentas que permitem ao usuário realizar anotações diretamente na tela dos sites, com a possibilidade de compartilhar estas anotações com outros. Além disso, Cortana está integrada diretamente ao Edge, podendo ser utilizada para acelerar as suas pesquisas pela web. Este pode não ser o navegador que irá fazer você abandonar o Chrome ou o Firefox, mas promete ser a Microsoft dando a volta por cima.

 

Os Gamers não Ficam de Lado
Fonte: TecMundo

Fonte: TecMundo

E o Windows 10 não deixa os fãs de games de lado, pois no novo aplicativo do Xbox, disponível para dispositivos Windows 10, também será possível fazer o stream de jogos do console direto para o computador, podendo jogar os seus games favoritos do Xbox One diretamente no seu computador, mesmo que não tenham sido lançados para PCs.

Além disto, pelo aplicativo do Xbox também é possível acessar a sua lista de jogos e de amigos na Xbox Live, podendo também trocar mensagens com eles, além de compartilhar imagens de seus jogos diretamente na Xbox Live, mesmo que eles estejam em outras plataformas, como a Steam.

Outra grande novidade é o lançamento da versão 12 do DirectX junto com o Windows 10. Para quem joga pelo computador, o DirectX já é um velho conhecido, pois ele é uma ferramenta utilizada há muito tempo em jogos, pois auxilia no controle da CPU e GPU por parte dos programadores dos games. Na sua versão 12, o DirectX traz um melhor controle sobre ambos, possibilitando não só uma performance melhor, mas também um gerenciamento de energia, algo importante para quem utiliza plataformas móveis, como laptops.

 

Estas são apenas algumas das melhorias trazidas pelo Windows 10. Além disto também há melhorias na segurança, ferramentas que facilitam a conversão de aplicativos do iOS e Android para o Windows, mais opções na função snap, que facilita o controle do tamanho e posição das janelas na sua tela. Com tantas melhorias, esta promete ser a versão definitiva do Windows, com facilidades e melhorias tanto para o uso doméstico como empresarial.

No momento, não há data confirmada para o lançamento do Windows 10, apenas sabe-se que será lançado no segundo semestre de 2015.

Related Posts with Thumbnails

Share and Enjoy

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *