Dicas de como criar animação e simulação mecânica

No passado fazer uma animação ou simulação de uma máquina tinha um custo proibitivo. Era necessário um especialista. Geralmente qualquer animação simples, por exemplo, a exibição de um produto ou simulação de funcionamento de um simples pistão em movimento, dependia de um software específico para animação como um 3ds Max, Maya, Lightwave ou similar.

Com o advento do projeto 3D mecânico em larga escala, muitas empresas conseguem vender o produto antes do mesmo estar materializado, ou seja, vendem o produto ainda em sua fase de projeto. Nestes casos, a maioria das vendas se dá pelas especificações do projeto e sua apresentação. Portanto, quanto mais ilustrativa for a apresentação, melhor será o nível de aceitação e absorção por parte do cliente.

Os softwares CAD para projeto mecânico têm evoluído muito em várias áreas, principalmente na apresentação do projeto final. Além de conter funcionalidades de visualização de imagens realistas, também possuem recursos para criar animações.

Atualmente uma animação mecânica ou simulação de mecanismos pode ser feita diretamente no software CAD. Os softwares CAD 3D mais populares possuem este recurso interessante e inovador. O próprio projetista ou engenheiro pode fazer facilmente a animação ou simulação dos mecanismos, mostrando com perfeição os detalhes do projeto e seu funcionamento.

É possível inserir aparências realísticas nas peças do projeto e fazer a simulação com efeitos de colisão, gravidade, molas, motores, entre outros.

Softwares como o SolidWorks e o Inventor possuem tais funcionalidades e a cada nova versão aprimoram a operação desta ferramenta, facilitando cada vez mais o trabalho do projetista. Então, vale a pena investir no aprendizado desta tecnologia, que agora é mais um recurso destes softwares.

Apresentações impactantes são requisitos de um mercado em franco crescimento… Lembre-se uma imagem vale mais do que 1000 palavras, um bom vídeo vale quanto então? Não perca tempo, é hora de dar vida aos seus projetos!

Veja um vídeo do curso SolidWorks 2010 Animação:

Veja um vídeo com animação realizada no curso Inventor Studio 2010:

Related Posts with Thumbnails

Share and Enjoy

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS

One comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *