BIM: A evolução do CAD

Como muitos já sabem, CAD significa “Computer Aided Design, ou Desenho Auxiliado pelo Computador. Isso porque é exatamente o que ele é! Uma ferramenta que ajuda arquitetos e engenheiros a criarem desenhos.

Drawing Bim CAD

Numa comparação grosseira podemos dizer que o CAD está para engenharia e arquitetura, assim como o Word está para a máquina de escrever. Foi uma forma nova de fazer o que já se fazia.

 

Porém, recentemente introduziu-se ao público um conceito novo, que vem sendo considerado como a próxima geração de CAD: trata-se do BIM! Mas o que é BIM?

 

BIM significa “Building Information Modeling! Muito bem, outro termo em inglês! Em nosso idioma ele quer dizer Modelagem de Informação da Construção!

 

A diferença básica, é que no BIM o mais importante não são desenhos, e sim informações! Aí você se pergunta: se as informações são mais importantes, quer dizer que ele não faz desenhos? Calma! Softwares BIM fazem desenhos! E muito mais!

Acontece que neste sistema tudo é calculado! Tudo! Abrange-se geometria, dimensões espaciais, propriedades dos componentes da construção (inclusive materiais, marcas, modelos ou fabricantes), custos e o que se pode imaginar!

Ele prevê que quando o arquiteto modela o edifício virtualmente utilizando-se de ferramentas tridimensionais (Scia Engineer, Allplan, Revit, Bentley Architecture, Archicad, entre outras), toda a informação necessária à representação (desenhos técnicos), à expressão gráfica, à análise construtiva, à quantificação de trabalho e tempos de mão-de-obra, desde a fase inicial do projeto até à conclusão da obra e, até mesmo, ao processo desconstrutivo, no fim do ciclo de vida útil, se encontra no modelo.

bim-evolucao-cad-02

Ou seja, ao se desenhar uma parede, por exemplo, é possível especificar não apenas seus parâmetros geométricos como espessura, comprimento e altura, mas também detalhes do material que a compõem, propriedades térmicas e acústicas, custos de material e custos de construção, entre outros, permitindo inclusive ao utilizador a introdução de parâmetros ao seu critério.

 

Todo o sistema é chamado de paramétrico, pois no momento que uma alteração é realizada, o software BIM automaticamente atualiza o projeto todo em tempo real.

 

A medida que novas ferramentas são desenvolvidas, é legal estar antenado e conhecer o que podemos usar para melhorar nosso trabalho! A evolução faz parte da história, e segue sendo a medida que novas idéias vão se tornando realidade! O BIM é a prova viva disso!

 

No próximo post vou falar um pouco sobre o Revit da AutoDesk!

Related Posts with Thumbnails

Share and Enjoy

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS

2 ideias sobre “BIM: A evolução do CAD

  1. Eu diria que o CAD está para construção como o avião está para as viagens transatlânticas (que antes eram exclusivamente por navios) e o BIM seriam as viagem espaciais. É uma nova forma de trabalhar, já não vejo como trabalhar exclusivamente (com qualidade), somente com CAD.

Deixe uma resposta