Infográficos – Simplificando Informações

Você, com certeza, já se deparou com muitos infográficos em livros, revistas, jornais, mapas, manuais e, principalmente, na internet. Vamos conhecer um pouco mais sobre essa ferramenta?

Infográficos nada mais são do que gráficos, textos e ilustrações explicativas, entrosados de maneira que facilitem a leitura e a compreensão, ou seja, de forma a explicar o conteúdo de forma mais dinâmica e fácil de entender. Nós leitores nos interessamos muito mais em um infográfico bem feito do que em um texto longo e linear.

Os infográficos têm o poder de fazer com que as pessoas realmente olhem para os dados e, para isso, utilizam elementos de design para simplificar informações. O design nunca é usado apenas para deixar mais bonito, mas, principalmente, para facilitar a compreensão, tanto das informações, como do layout. A infografia é um recurso muito antigo, que tem suas raízes fixadas na pré-história. Os mapas são os primeiros vestígios de infográficos e foram criados milênios antes da escrita. Leonardo Da Vinci utilizou infográficos em diversos estudos que fez e, no decorrer de sua vida, planejou uma enciclopédia que era baseada em desenhos que detalhavam basicamente tudo.

O avanço da tecnologia de impressão, a partir do século XIX, facilitou o uso de imagens e fotografias em jornais e livros. Porém, somente em 1980, com a possibilidade de digitalização de dados e, a partir dos anos 90, com o surgimento de programas capazes de tratar o desenho vetorial, é que a infografia começou a se tornar mais viável e se consagrou como um dos melhores modos de expressar uma informação.

Nos últimos anos, os infográficos ganharam definitivamente a simpatia das pessoas. A maioria dos sites que acessamos possui um infográfico. Essa “nova” maneira de exibir dados e informações usa e abusa da criatividade que o design proporciona, além de simplificar e facilitar o acesso a informações que, antes, não teríamos vontade de ver se estivessem dispostas de modo convencional. Veja alguns exemplos (clique nas imagens para ampliar):

04

Fonte: Mixidão

Um bom infográfico precisa de alguém que entenda de verdade sobre diagramação e design, principalmente se ele contiver uma enorme quantidade de dados. Para isso, a Render disponibiliza cursos nessas áreas, que ensinam o uso dos principais softwares para criação de infográficos e também os conceitos básicos de design para quem quer entrar nesse mundo de possibilidades. Quer conhecer mais sobre os cursos da Render? Acesse aqui.

Referências:

Des1gn’On – http://www.des1gnon.com/2013/02/a-arte-de-fazer-infograficos-exemplos/  |  http://www.des1gnon.com/2012/01/simplifique-informacoes-com-excelentes-infograficos/

Oficina da Net – http://www.oficinadanet.com.br/post/12736-o-que-e-um-infografico

Blog Impacta – http://blogimpacta.com.br/2011/04/06/design-grafico-o-que-sao-infograficos-2/

VI Solutions – http://visolutions.com.br/ferramentas-gratis-para-a-criacao-de-infograficos/

Related Posts with Thumbnails

Share and Enjoy

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS

One comment

  • Muito bom artigo! Uma ferramenta muito boa que eu recomendo para criar infográficos é Genial.ly Se gostam da interatividade e da animação nos infográficos, eu recomendo que experimentem. É muito fácil de usar e os resultados vão surpreender-vos pela sua qualidade e originalidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *