Edifícios Inteligentes

Edifícios inteligentes são aqueles dotados de recursos destinados à automação e melhoria do desempenho de suas instalações. Este tipo de edifício consegue acompanhar as exigências do mercado, uma vez que são capazes de oferecer um ambiente produtivo, onde a relação custo/benefício torna-se agradável devido à otimização dos sistemas, estrutura, serviços, gerenciamento e manutenção. Vale notar que a inteligência dos edifícios não pode ser avaliada somente pela quantidade de sistemas automatizados, mas sim pelos conceitos dos elementos provenientes de um projeto integrado, sendo eles: infraestrutura predial, infraestrutura de acabamento, automação de sistemas, controle integrado de sistemas, gerenciamento e manutenção.

canopea1

Fonte: http://goo.gl/3Tw8oE

Os edifícios inteligentes vieram à tona após estudos indicarem que construções como prédios comerciais, residenciais, hospitais, aeroportos, rodoviárias, prédios governamentais, condomínios, fábricas, e assim por diante, serão responsáveis pelo consumo de 42% da eletricidade mundial até 2025 e, por consequência, serão os maiores emissores de gases de efeito estufa do planeta.

A implementação de automação predial resulta na proteção e uso eficaz de energia de forma eficiente. Para certificar tal afirmação, existe o LEED (Leadership in Energy and Environmental Design – “Liderança em Energia e Design Ambiental”, em tradução livre) que é uma certificação concedida a edifícios verdes, onde oferecem alto desempenho a partir de critérios de sustentabilidade ambiental e definidos por cinco áreas-chave: sustentabilidade da localização, eficiência no uso da água, eficiência energética e cuidados com as emissões na atmosfera, otimização do uso de materiais e recursos e qualidade ambiental no interior da edificação.

Alguns exemplos de práticas consideradas importantes em edifícios verdes estão relacionados quanto à segurança: prevenção de riscos de explosão, incêndio e danos ambientais, segurança dos operadores, manutenção e público circulante; ao desempenho: menores perdas e ruído, redução de custos de manutenção, maior confiabilidade; à otimização de espaço: redução da área das instalações, instalações em áreas não usuais (subsolos, mezaninos, plataformas, lajes, entre outras); e ao meio ambiente: eliminação de riscos de vazamentos e contaminação do solo, ar, mananciais, produtos recicláveis e em conformidade com o meio ambiente.

No Brasil já existem edifícios inteligentes construídos e, um deles é o Eldorado Business Tower, localizado em São Paulo. Veja o que Luiz Fernando Bueno, diretor de obras de terceiros da Gafisa, responsável pela construção do empreendimento, disse: “Depois que nós assinamos o contrato do terreno, nos foi passada a missão de construir o prédio que continuaria sendo o mais moderno dez anos depois de construído. Para servir de exercício, a gente tinha que pensar no que seria um prédio moderno no futuro. E na época, nós elegemos quatro adjetivos que deveriam estar presentes em todos os projetos para sua concepção. Entre os adjetivos determinados para a construção da obra estava sua capacidade de ser altamente conectado, com sistemas, câmeras, computadores etc.; flexível, para aplicação de modificações em sua obra; moderno e, acima de tudo, ecologicamente correto.”

ft1

Fonte: http://goo.gl/cQP5Hh

Leia a matéria na íntegra: http://corporate.canaltech.com.br/noticia/curiosidades/Predios-inteligentes-sao-a-grande-tendencia-para-o-setor-da-construcao-civil

Para a elaboração desde projetos simples, como residências unifamiliares, a projetos extremamente complexos, como edifícios inteligentes, são utilizados diversos softwares de arquitetura e engenharia civil. A Render Cursos possui uma vasta biblioteca de cursos relacionados a estas áreas, do nível iniciante ao avançado. Acesse o site e confira!

 

Referências:

http://www.datacenterdynamics.com.br/focus/archive/2013/11/edif%C3%ADcios-inteligentes-conceitos-e-componentes

http://www.paulomarin.com/Files/intelligent_building_article.pdf

Related Posts with Thumbnails

Share and Enjoy

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *