Construções Sustentáveis

As mudanças climáticas são uma preocupação atual e precisam de grande atenção da população. E na busca de amenizar os impactos da construção civil no meio ambiente surgem as construções sustentáveis. Na construção sustentável, os engenheiros civis e arquitetos procuram usar tecnologias ecológicas nas obras para preservar o meio ambiente e poupar os recursos naturais.

Algumas premissas são levadas em conta quando falamos de construções sustentáveis, são elas:

Projetos inteligentes: Nesses casos os projetos de engenharia e arquitetura levam em conta características naturais do ambiente, tais como: declividade do terreno, iluminação natural, direção dos ventos e etc. Assim, um projeto inteligente é aquele que possui uma pesquisa precedente ao projeto em si. Serão analisados, além das características naturais, a disponibilidade de materiais próximo a obra e o entorno dela, fazendo assim além da análise técnica, análises econômicas e sociais.

Eficiência no consumo de água e energia: o uso de equipamentos que consomem menos energia elétrica, como lâmpadas LED, ou água como torneiras e bacias sanitárias mais eficientes, fazem que o uso de recursos naturais seja amenizado. Além disso alternativas de conforto térmico, como os telhados verdes, podem propiciar grande ganho tanto ambiental quanto econômico. O aproveitamento de água da chuva também é um aliado, fazendo com que os recursos hídricos sejam preservados.

Redução do desperdício e uso de materiais ecológicos:  muito pode ser feito para reduzir o desperdício de materiais em uma obra. Novos métodos construtivos, como o steel frame e wood frame, chegam para além de levar o desperdício na obra a quase zero, a deixar mais limpa e organizada. O uso de tijolos ecológicos, materiais reciclados como vidros também contribuem com uma construção mais sustentável. Um projeto inteligente irá também prever a redução do desperdício e o uso de materiais menos agressivos ao meio ambiente.

Seguindo o significado de desenvolvimento sustentável, que é aquele capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender às necessidades das futuras gerações. Uma edificação sustentável é aquela que menos impacta no meio ambiente que ela se encontra, seja em sua fase de construção ou uso.

Muitas vezes, seja por falta de conhecimento ou dinheiro, é difícil tornar nossas edificações mais sustentáveis. Mas pequenas atitudes e mudanças já tem impactos positivos para o meio ambiente. Ser sustentável deixou de ser unicamente a preocupação com o meio ambiente, é se preocupar com o futuro de milhões de indivíduos.

Related Posts with Thumbnails

Share and Enjoy

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *