OnShape: o Futuro do CAD

Home OnshapeÉ com prazer que divulgo este grande empreendimento que acredito ser um embrião de um excelente e completo sistema CAD 3D para a indústria mecânica.

O OnShape é o primeiro CAD 3D colaborativo online, isto mesmo, online na “nuvem”. Você não precisa instalar nada em seu computador, basta acessar de um browser conectado à internet, digitar seu login e senha e pronto, poderá usar um belo sistema CAD 3D. Com a vantagem de sempre estar atualizado, você sempre terá acesso aos novos recursos, podendo usufruir e aplicar em seu projeto quando necessário.

É possível acessar o OnShape em várias plataformas como: Windows, Mac, Linux e browsers como Chrome, Firefox, Safari, além de plataformas móveis como iPhones e iPads. O acesso para sistemas Android também já está em desenvolvimento.

E as coisas boas não param por aí. Sabe quem está por trás de tudo isto? Nada menos que o time original da SolidWorks, incluindo JON HIRSCHTICK (fundador da SolidWorks) e JOHN MCELENEY (ex-CEO da SolidWorks), o qual tive o prazer de conhecer. Como o Sr. Hirschtick diz, o CAD está em nosso sangue. Com eles e mais um time da pesada é possível prever uma nova revolução do sistema CAD.

Fundador e CEO SolidWorksFundador da SolidWorks / ex-CEO da SolidWorks

Para quem já usa um CAD 3D como SolidWorks, Inventor, ou outro, a operação é similar e não terá dificuldades em utilizar.

Projeto OnShape
Montagem criada usando um MacBook Air de 2010

Atualmente é possível criar modelos 3D parametrizáveis, realizar montagens usando um sistema simplificado e avançado, além de simular movimentos de forma muito fácil, mesmo acessando de um browser.

Montagem OnshapeMontagem com elementos de máquinas

Os recursos de detalhamento ainda não estão liberados, mas já foram anunciados. Toda a carga para processar fica nos servidores da OnShape, liberando o processamento de seu microcomputador. Isto significa que você não precisa ter um i7 com superplacas de vídeo para acessar o sistema.

OnShape já nasceu colaborativo, ou seja, num projeto de conjunto é possível ter mais de uma pessoa trabalhando e visualizando as alterações que o outro colaborador faz.

Você não precisa salvar seu projeto, pois à medida que você trabalha ele já é salvo, tendo assim acesso total ao histórico de alterações bem como revisão e versão de seus projetos.

Quanto custa? Menos do que você imagina. Atualmente existem 3 planos.

FREE – Gratuito, com este plano é possível trabalhar em 5 documentos. Lembrando que cada documento pode ter diversas peças, montagens e submontagens.

Profissional – U$100,00 por mês por usuário. Neste plano é possível abrir ilimitados documentos, ou seja, quantos projetos a empresa ou profissional precisar.

Enterprise – Destinado para grandes empresas que necessitam de diversos controles. O preço em si não é divulgado publicamente e sim um número de telefone para entrar em contato.

Encorajo você a testar a versão gratuita e reportar aqui o que achou desta grande iniciativa. O link para acessar: www.onshape.com

Sobre os planos confira aqui: https://www.onshape.com/features-and-pricing

Assista os vários vídeos e veja o potencial do CAD OnShape. https://www.onshape.com/product-tour

Em breve traremos mais notícias do OnShape. Parabéns ao time por estar novamente “On”.

 

Sergio Luis Stefani
Diretor Geral

Related Posts with Thumbnails

Share and Enjoy

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS

One comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *