5 dicas para ser um bom Cadista

Afinal o que é um Cadista? É uma nova profissão que surgiu com o advento da tecnologia. E isto que é motivante, a tecnologia abre a porta para o surgimento de novas necessidades no mercado de trabalho, e consequentemente mais oportunidades.

Voltando à profissão Cadista: Surgiu quando os softwares CAD (Computer Aided Design) ou Desenho Auxiliado por Computador foram disseminados para as pequenas e médias empresas, bem como para os escritórios de arquitetura e engenharia. Aqui no Brasil ainda é uma constante em crescimento.

O Cadista é a pessoa responsável por desenhar ou fazer o projeto num software CAD, conforme as especificações do projetista ou engenheiro. Um bom Cadista sabe interpretar desenhos dos mais variados tipos e utilizar alguns softwares CAD. Hoje quando falamos em CAD, estamos falando tanto em softwares para criação de desenhos 2D bem como 3D, e este em plena ascensão.

Sabendo disto, vamos às dicas para ser um bom Cadista:


1 – Aprenda a interpretar e criar desenhos técnicos. Você pode se especializar em desenhos técnicos para mecânica ou arquitetura. Ter a habilidade nas duas áreas é interessante, pois terá a chance de trabalhar em dois ramos distintos. Porém, sempre devemos ter foco no que mais gostamos. Então faça cursos para interpretação de desenho antes de aprender um software CAD. Um curso de Desenho técnico também é interessante e um curso “técnico” permitirá a você aprender além da interpretação de desenho, ou seja, terá condições de subir de posto para projetista, entendendo as necessidades do engenheiro e do projeto que estará trabalhando.

2 – Aprenda profundamente pelo menos um software CAD. Verifique em sua região e na sua área de atuação qual é o software mais utilizado pelas empresas e invista em aprendê-lo. Este investimento começa com bons cursos. Faça um curso básico e se aprofunde com cursos avançados. Consulte também bons materiais didáticos que permitirão a você revisar o assunto que esta estudando. Em grandes centros existem bons cursos, oferecidos pelas próprias revendas de software. A Render possui cursos a distância para o aprendizado de vários softwares CAD que vão do básico ao avançado. Esta é uma excelente forma para aprender e se capacitar. Um Cadista geralmente sabe trabalhar bem com o AutoCAD, que é um dos softwares mais conhecidos na área de arquitetura e civil. Se você partir para o ramo da mecânica, recomendamos saber SolidWorks, Inventor ou outro que é utilizado em sua região. O importante é você conhecer bem o software e ter um certificado sempre é um diferencial.

3 – Treine e Aplique. Para tornar-se um bom Cadista, treine, faça inúmeros desenhos para estar apto a fazê-los com agilidade. Tempo é dinheiro, então quanto mais agilidade ter com o software mais projetos vai conseguir entregar. Isto é bom para o seu cliente e bom para você. Ter agilidade não basta, a qualidade é um ponto fundamental para continuar a fazer novos projetos e também para ser indicado para melhores trabalhos, então o treinamento é fundamental. Com isso as dúvidas vão surgindo para as diferentes situações, e você estará cada vez mais apto a novos desafios. Então Treine!

4 – Atualize-se. Um bom Cadista esta atualizado com as novas tecnologias que vão agilizar ainda mais o seu trabalho. Estar atualizado significa que poderá ter um desempenho superior ao de seus “colegas” e terá novas oportunidades. Mas, onde se atualizar? Na sala de Aula, ou através da internet em bons fóruns, ou em bons cursos a distância.

5 – Aumente sua Rede de Relacionamento. Um bom Cadista também tem uma boa rede de relacionamento. Esta rede deve ser composta tanto de clientes como de outros Cadistas para que possa trocar experiência e aprender com eles. Ter um Blog para mostrar trabalhos, usar o Skype, Twitter, estar presente em RHs online são boas alternativas para aumentar a sua Rede. Hoje é possível fazer trabalhos remotos, ou seja, prestar serviços para empresas distantes, recebendo e enviando arquivos pela internet. Como sugestão, acesse a internet e no google digite “Cadista”, você vai encontrar inúmeras referências de vagas para trabalhar. Então, não fique parado, seja um Cadista! Esta profissão é bem promissora.

Related Posts with Thumbnails

Share and Enjoy

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS

37 ideias sobre “5 dicas para ser um bom Cadista

  1. Pingback: Visualizador DWG gratuito: eDrawings | Render Blog

  2. Nossa acehei muito intereçante tudo o que foi comentado, ainda mais pra mim que estou entrando nesse ramo agora e estou com muita sede de aprender tudo oque puder e que possa me tornar o melhor nessa aréa e espero contar com vcs, para tirar algumas duvidas, já estou mais do que apaixonado por esse mundo que estou descobrindo

  3. Tenho 53 anos e muito mente abertar para o novo. Estou entrando nesta área, estou estudando com vídeo aula, o conhecimento do corel e photoshop tem me ajudado bastante. Sou meio autodidata, mas vou fazer cursos. O AutoCad é incrivel. Tem tudo a ver comigo, referente a Arquitetura e a Mecânica. Obrigado mesmo.

  4. Fábio Guedes para você conseguir o CREA é preciso um diploma como Técnico ou Engenheiro.
    Sou Técnico em Mecânica a mais de 30 anos e realmente pouco utilizei do mesmo. Para um Desenhista Cadista não existe a necessidade do CREA, a não ser que que esteja atuando como projetista, principalmente na área de construção civil.

  5. estou querendo presta um concurso na minha região para cadista eo mesmo ñ perde experiencia, mas gostei muito da profissão e quero aprende la o mais rapido possivel com cursos online por farvor me ajudem. grato edmilson maciel.

  6. Oi pessoal de operação de cad, eu já trabalhei a muito tempo atrás 1986 como operador de cad e depois por motivo de mudança de cidade mudei de profissão, só que não me preocupei com me aprefeiçoar, hoje vejo com bom olhos este mercado ,gostaria de retornar a este mercado só que já esqueci muita coisa, qual seria o curso a distacia mais recomendado por vcs para que eu me resiclace o mais rapido possivél, aguardo resposta e boa sorte a todos.

  7. ola pessoal eu sou do corpo de bombeiros e estou querendo começar a fazer um curso de auto cad porém estou querendo saber se realmente é promissor fazer este curso pois me fascino muito por esta area obrigado!

  8. Prezado SR. Paulo Barbosa, os pacotes indicados para ter um excelente conhecimento na área, recomendamos dois um voltado para a Mecânica se desejar atuar nesta área, e outro para a área de Arquitetura e Construção. Os links seguem respectivamente:
    http://www.render.com.br/curso/aprender/cad-mecanico-profissional
    http://www.render.com.br/curso/aprender/cad-arquiteto-profissional
    Os pacotes apRender+ são bem estruturados para lhe proporcionar um aprendizado do básico ao avançado.

  9. PAULO BARBOSA SOU CADISTA DESDE 2001. VOCÊ DEVE ADQUIRI OS CURSOS DA RENDER AUTOCAD 2002. HOJE SOU CADISTA GRAÇAS A ESTE DVD – OS CURSOS MAIS DETALHADOS E COMPLETO ATÉ HOJE PARA MIM FOI O AUTOCAD 2000(NÃO MAIS VENDIDO) E O AUTOCAD 2002. OS DEMAIS SÃO MENOS COMPLETO.

  10. ola gostei muito das dicas eu terminei o curso de Cad
    vc,s poderia me dar uma dica para estudar em casa o que eu poderia estudar por que eu fico fazendo contrução civil
    mais gostaria de entrar na area tambem de mecânica
    mais não sei o que eu posso fazer para estudar se puder me dar uma dica eu fico grato!!!

  11. olá, gostaria que vocês me dessem uma dica sobre um curso
    de CAD para a ELETRICA pois sou técnico e tenho pouco
    conhecimento em CAD pois admiro muito o AUTO-CAD

    JOÃO AFONSO

  12. Me forme como Téc. em Edificações pelo SENAI em 2011, tenho 45 anos em meio de tantas matérias achei aquela que eu escolheria como minha profissão no futuro AutoCAD. Domino o software mais como não tenho Diploma o certificado do curso, não consigo colocação no mercado embora eu tenha tido AutoCAD como matéria no curso Téc. não consigo Trabalho, me matricule em um curso de AutoCAD só para adquirir o diploma e a certificação, moro no rio de janeiro, si alguem puder me indicar para uma vaga de cadista eu agradeço aquí no RJ meu e-mail:leoncio_3813@hotmail.com aceito como aux. cadista também. OBRIGADO.

  13. Senhores, muitos estão fazendo confusão, 2D ou 3D ambos são CAD, tem gente achando que CAD é só Autocad mas Autocad é uma das milhares de empresas que desenvolvem software CAD.
    Hoje não se usa mais 2D para desenvolver projetos, parte-se diretamente para o 3D tanto para civil como para mecânica.
    Os que ainda iniciam em 2D para depois passar para 3D estão jogando tempo e dinheiro fora pois o tempo de redução para projeto depois que se tem experiência no software é de 5 vezes menos, o 2D é só para detalhamento de peças para usinagem e no caso da civil para o pededreiro construir a casa, eu garanto pois sou projetista a muitos anos e desde 2003 eu trabalho com 3D.

  14. Faustino, concordo com você, muita gente ainda confunde CAD com AutoCAD, sendo que CAD são as iniciais de (Computer Aided Design) que significa Desenho Auxiliado por Computador, e AutoCAD é o nome do software CAD desenvolvido pela empresa Autodesk. Dependendo do software CAD pode-se operar criando desenhos e modelos tanto em ambiente bidimensional como em tridimensional. A tecnologia presente permite vários softwares CAD tirar proveito do ambiente 3D, facilitando a visão espacial para o projetista criar seus projetos, e lhe fornecendo informações importantes, como peso de peças, simulações de esforços, dentre vários outros fatores como detalhamentos automáticos, quantificações, entre diversas outras. Projetar em Ambiente 3D realmente é muito mais produtivo que um ambiente 2D, porém o Legado 2D ainda é gigante, várias empresas e projetistas ainda trabalham criando projetos em 2D, mas acredito que com o passar do tempo a conversão será inevitável. Então para quem deseja usar as tecnologias que estão fortes no Mercado, a Render possui ótimas soluções de aprendizado.

  15. Adorei as informações, estou cursando o Técnico em Mecânica e adoro informatica, e com isso estou pensando em me dedicar para ser projetista. Gostaria de saber se um curso de Computação Grafica poderá ampliar meu mercado. Moro numa cidade considerada polo Industrial tanto aeronautico como automobilistico…e quero me tornar uma profissional diferenciada. Estou focada e gostaria de obter dicas sobre passos que me auxiliaram. Grata pela atenção!

  16. sou Mestre de obras civil a 30 anos,
    tenho cursos de ,desenho de Tubulação Indutrial,
    Mestre de obras ,
    Desenhos Arquitetonico,
    e Autocad Básico 2D e3D

  17. Olá boa tarde! Eu estou bem interessado nessa nova profissão, venho pesquisando bastante sobre ela e ao ver este blog gostei muito das dicas muito interessantes e valiosas.

Deixe uma resposta