Visualizador DWG gratuito: eDrawings

Hoje, o software CAD (computer-aided design) é bastante utilizado nas empresas que dependem de projeto tanto as de pequeno, médio e grande porte. Existem vários softwares CAD, cada um com sua funcionalidade e capacidade como exemplo, o AutoCAD, SolidWorks, Inventor, CATIA, Unigraphics, Pro/E, Topsolid, etc, utilizado em diferentes tipos de empresas e projetos.

Sendo assim, muitas pessoas precisam enviar arquivos para clientes e fornecedores, a fim de avaliar ou revisar dados do projeto. Porém, nem todas empresas possuem instalado o referido software CAD para visualizar os projetos. Desta forma surgiram os visualizadores de arquivos CAD.

O eDrawings Viewer, foi largamente difundido por vir junto com o software SolidWorks, obviamente além de visualizar arquivos do SolidWorks também tem ótimos recursos para visualizar arquivos DWG/DXF (da plataforma AutoCAD). Este visualizador é gratuito e possui recursos avançados de visualização 3D, revisão e extração de medidas de partes do projeto.

É uma ótima solução para o envio de arquivos do projeto para outras pessoas/empresas pois tem a vantagem de compactar em muito arquivos do SolidWorks. Também é possível gerar arquivos nativos de eDrawings em outra plataforma conforme disponível no site da desenvolvedora: http://edrawings.geometricglobal.com/ .

Para termos uma ideia da praticidade, esse software disponibiliza 4 opções para enviarmos o arquivo a terceiros, que são: Arquivo do eDrawings, Zip, Página HTML e Arquivo executável. Além disso, essas formas de envio possuem recursos embutidos, que possibilitam ao destinatário abrir o modelo do eDrawings sem possuir nenhum sistema CAD instalado em sua máquina, assim ele visualiza o modelo em 3D e pode fazer as anotações necessárias. Tudo isso, aliado a uma interface bastante intuitiva.

Neste artigo abordaremos as principais funcionalidades e vantagens desta excelente ferramenta.

Interface do eDrawings Professional


Se você trabalha na área de desenvolvimento de produtos ou projetos, sabe que é comum compartilhar o arquivo do projeto que está sendo desenvolvido com as pessoas envolvidas, solicitando revisão ou aprovação. E este processo de revisão pode ser cansativo, necessitando enviar e receber o arquivo diversas vezes, assim pode-se perder alguma informação relevante, se não gerenciarmos de forma correta.

Então, para facilitar tudo isso, a Dassault Systèmes Corporation desenvolveu o software eDrawings Viewer. Este software possibilita visualizar, imprimir e trocar facilmente arquivos do AutoCAD (DWG e DXF), assim como peças, montagens e projetos criados no SolidWoks.

O eDrawings também abre arquivos na extensão (.SLT), (.3DXML) e CALS(.cal). O arquivo no formato SLT é nativo do stereolithography CAD, utilizado nas máquinas de prototipagem rápida, ou também conhecida como máquinas de estereolitografia.

O 3DXML é um formato desenvolvido pela Dassault Systèmes Corporation, nativo do software de modelamento da linha 3dvia, desenvolvida pela própria corporação.

Mas agora você deve estar se perguntando: “E os formatos de outros softwares, como; Inventor, CATIA, Unigraphics/NX, e Solid Edge; não é possível visualizar no eDrawings?”.

O eDrawings não abre arquivos nativos destes softwares. Para estes sistemas, você deve fazer o download do eDrawings específico para o software desejado, e neste terá um plugin para publicação do arquivo do sistema desejado, por exemplo do CATIA, para o eDrawings. Neste Link: http://edrawings.geometricglobal.com/Downloads/index.aspx , você encontra a lista dos softwares que possuem uma versão do eDrawings para download.

Lembre-se que, quando você inicia a instalação, no meio do processo, o assistente de instalação questiona se você deseja instalar o eDrawings Viewer juntamente com o plugin.

A partir de agora falaremos de algumas funcionalidades importantes do programa, as quais são essenciais para uma correta avaliação ou análise do projeto.

1- CARIMBO: Como o próprio nome auto-explica, esta ferramenta marca virtualmente um símbolo ou palavra em um determinado local da área gráfica do eDrawings. Basta selecionarmos umas das imagens disponibilizadas no programa e efetuar um clique para posicionar.

Aprovação do projeto, utilizando a ferramenta Carimbo.

2- COMENTÁRIO: Com esta ferramenta podemos inserir comentários com informações diversas, por exemplo, o material que será utilizado em determinados componentes do projeto, dúvidas na concepção e em detalhes construtivos, entre outros. A data e o horário de criação do comentário também ficam registrados.

Comentário informando o aço a ser utilizado no componente

3- ANIMAÇÃO DAS VISTAS ORTOGONAIS: Esta ferramenta é muito útil para analisar todos os pontos importantes do projeto, conferir o design do produto e até mesmo para notar alguma deficiência do projeto.

Vista lateral do projeto

4- ENVIAR: Este comando é muito importante, pois é através dele que configuramos a forma de envio do arquivo do projeto para terceiros. Como falamos no início deste artigo, temos 4 opções de envio, e cada uma deve ser utilizada conforme as necessidades do destinatário.

Por exemplo, se a pessoa não possuir o eDrawings Viewer instalado em seu computador e possuir um programa para descompactação de arquivos, podemos enviar o projeto em um arquivo (.ZIP). Dentro deste terá um arquivo executável do modelo, no qual o destinatário abre, e a instalação do eDrawings Viewer é iniciada automaticamente, juntamente com o modelo.

Janela para definição do tipo de envio

O eDrawings possui uma versão gratuita, que na maioria dos casos já satisfaz o objetivo desejado, no caso, a visualização 3D do projeto por pessoas que não possuem o SolidWorks, Pro/ENGINEER e AutoCAD. Mas, ele também possui uma versão paga, a qual dispõe de alguns recursos adicionais.
Na imagem abaixo, você pode visualizar as ferramentas disponíveis em cada versão.

Fonte: www.ntcadcam.co.uk

Caso você deseje saber sobre outras ferramentas que o eDrawings disponibiliza, acesse a ajuda online do software, através deste Link: http://help.solidworks.com/2010/Portuguese-Brazilian/eDrawings/SWHelp_List.html?id=b6bf0c45e742486993fd61ca43d15e72#Pg0 .

Então, pronto para enviar seus projetos e ideias para terceiros, de forma prática e eficiente, e se destacar como Cadista?

Related Posts with Thumbnails

Share and Enjoy

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS

3 ideias sobre “Visualizador DWG gratuito: eDrawings

  1. gostava de esperimentar ae pois tenho um colega meu que é arquitecto e me manda esses arquivos com [url=http://www.solvusoft.com.br/pt-br/file-extensions/file-extension-pps]extensão dwg[/url] e eu nunca consigo abrir!

Deixe uma resposta