Dicas de Como Aprender AutoCAD para Arquitetura, Engenharia e Construção

Existem vários softwares específicos para a área AEC (Arquitetura, Engenharia e Construção), mas podemos dizer que hoje o mais utilizado ainda é o AutoCAD. Existe uma base imensa de desenhos feitos neste software e uma multidão de profissionais e empresas que utilizam o mesmo, então nada melhor que iniciar sua carreira aprendendo a utilizar o AutoCAD, e depois softwares direcionados para cada fim.

Descrevemos aqui algumas dicas para quem deseja entrar na área, mas também para aqueles que desejam se aprimorar no uso do software AutoCAD:

Para quem deseja iniciar na área, ser um “Cadista” em AEC.

Os requisitos de conhecimento para estar na área são: compreender desenho técnico arquitetônico, e saber utilizar o AutoCAD com habilidades para desenvolver desenhos do início ao fim, criando um documento padronizado e de boa qualidade.

A Render possui cursos bem direcionados para esta área, e o aprendizado sugerido segue uma sequência, conforme os cursos abaixo:

  1. Desenho Técnico Arquitetônico – Leitura e Interpretação
  2. AutoCAD 2011 2D Essencial
  3. AutoCAD 2011 Planta Baixa
  4. AutoCAD 2011 Exemplos Práticos de Plantas e Cortes
  5. AutoCAD 2012 2D Técnicas para Projeto de Interiores

Neste pacote de 5 cursos você conseguirá aprender desde o básico do desenho técnico arquitetônico até a criação de plantas detalhadas, bem como as técnicas de projeto de ambientes de interiores no AutoCAD. Para este pacote ainda indicamos que o curso inicial básico de AutoCAD, item 2 do pacote acima, seja feito na versão do software que está instalado em seu computador. Então se tiver a versão 2010 do AutoCAD poderá substituí-lo pelo Curso AutoCAD 2010 2D Exemplos Práticos.

Quem já passou desta etapa de conhecimento poderá partir para a área de criação do modelo em 3D. A vantagem é que através do 3D é possível apresentar ao cliente imagens que se assemelham bastante à construção final, facilitando assim a apresentação das ideias do seu projeto.

O 3D pode ser feito no próprio AutoCAD, ou também pode ser criado em softwares de animação ou outros, focados mesmo em arquitetura.

Abaixo sugerimos alguns pacotes e suas vantagens:

Para quem deseja criar os modelos 3D no AutoCAD

É possível criar todo o modelo 3D no AutoCAD, e criar belas imagens de apresentação. Atualmente a versão mais recente possui inúmeras funções de modelamento que facilitam o uso. A cada nova versão a Autodesk deixa o software mais interativo. A vantagem é que você focará esforços num único software, tornando-se quase um Guru do AutoCAD.

É necessário ter habilidades nos comandos 3D, do AutoCAD para criar o modelamento bem como conhecer os conceitos e comandos para criar os cenários virtuais, definindo pontos de luz, texturas, câmeras e as formas de apresentação (Renderização)

Para isso sugerimos os seguintes cursos:

  1. AutoCAD 2011 3D Fundamentos
  2. AutoCAD 2010 Renderização
  3. Maquete Eletrônica com AutoCAD
  4. Renderização com AutoCAD 2008

Observe que os últimos dois Cursos desta lista são da versão 2008 do AutoCAD, que possui a interface antiga, porém os cursos trazem valiosas dicas para a área de Maquete Eletrônica, que podem ser interessantes mesmo sendo de versão anterior do software.

Para quem deseja criar renderizações de impacto e animações (Maquete Eletrônica)

  1. 3ds Max 2010 Maquete Eletrônica
  2. 3ds Max 2010 Maquete Eletrônica Renderização

Neste pacote você aprenderá a utilizar a planta baixa feita no AutoCAD, importá-la no software 3ds Max e criar o volume 3D. O Curso ensina passo a passo como isso é feito no software até a Criação de Iluminação nos ambientes, Texturização, Renderização e Animação. A vantagem é que você conseguirá mostrar belas imagens de perspectivas de seu projeto e criar elaborados vídeos com o software 3ds Max.

 

Maquete Eletrônica desenvolvida no 3ds Max

Maquete Eletrônica desenvolvida no 3ds Max

Para quem deseja entrar na era BIM (Modelagem de Informação da Construção)

Existem softwares específicos para área de AEC que possibilitam além do modelamento 3D e seu detalhamento de forma muito produtiva, criar informações de forma intuitiva que serão utilizadas para a construção real da obra.

Desta forma economiza-se um tempo bastante grande no aproveitamento do modelo 3D para visualização e apresentação e cálculos de vários tipos, como estruturais e quantitativos. Isto garante uma grande vantagem às equipes de arquitetura, engenharia e ao construtor que executará a obra.

Um software que está bem a frente nesta área é o Autodesk Revit. É um software completo e seu aprendizado depende do conhecimento dos seus detalhes. Sugerimos começar com um Curso básico conforme abaixo, para depois se aprimorar com outros Cursos.

  1. Revit Architecture 2010 Fundamento

Para quem deseja criar idéias rápidas em 3D para apresentação

Numa outra vertente, existem softwares bem fáceis de utilizar, que possibilitam transformar o projeto 2D do AutoCAD em 3D. Um desses softwares é o Google SketchUp, que é gratuito e muito fácil, alcançando rapidamente bons resultados para apresentacão do modelo 3D. Para aprender os recursos do Sketchup recomendamos o curso abaixo.

  1. Sketchup 7 Essencial
Modelo de apresentação 3D para projeto de interiores desenvolvido no Google SketchUp

Modelo de apresentação 3D para projeto de interiores desenvolvido no Google SketchUp


Na sequência sugerimos um estudo mais aprofundado da ferramenta. O Google SketchUp 8 possui novos recursos e mostraremos dicas importantes do SketchUp para arquitetura em novos treinamentos, que serão lançados em breve.

Fique ligado na Render e aprenda de forma fácil, rápida e com os melhores instrutores do mercado!

Related Posts with Thumbnails

Share and Enjoy

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS

13 comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *