AutoCAD 2013 Atualização

Vale a pena atualizar para o AutoCAD 2013 ? Com centenas de melhorias adicionadas em seus recursos a resposta é “Sim”, vale a pena atualizar. Foram adicionadas várias melhorias em ferramentas existentes e novos recursos que vão facilitar e otimizar o trabalho do desenhista, projetista e engenheiro.

Com base no site: http://usa.autodesk.com/autocad/features/ listamos abaixo os melhores recursos que vão beneficiar a comunidade de usuários bem como os novos usuários, pois a cada ano a Autodesk implementa facilidades para todos os tipos de usuários. Leia abaixo de forma resumida algumas funcionalidades e novidades.

Ferramentas de Desenho e Projeto

Extração em Superfícies Curvas
A nova ferramenta Surface Curve Extraction, extrai curvas formadas por isolinhas através de um ponto especificado sobre uma superfície ou face de um sólido.

PressPull Sensível ao Contexto
A ferramenta PressPull foi aprimorada para ser mais flexível e sensível ao contexto. Agora você pode usar a ferramenta PressPull para extrudar curvas criando superfícies e sólidos. A nova opção Multiple na ferramenta PressPull permite selecionar vários objetos para criar a extrusão.

Autodesk SketchBook ® Designer para o AutoCAD
Este “plugin permite explorar conceitos com desenho, desenhos técnicos a mão livre, manipular imagens compostas e anotar sobre a geometria do AutoCAD. O Software SketchBook Designer adiciona recursos para a ilustração integrada, pintura, e capacidades de manipulação de imagem.

Ferramentas 3D para Formas Livres
Agora é possível projetar ideias em quase qualquer forma 3D que se pode imaginar com as novas ferramentas de forma livre do AutoCAD 2013. Basta empurrar / puxar faces, arestas e vértices para formar modelos complexos, adicionar superfícies lisas, e muito mais. O AutoCAD agora fornece a máxima flexibilidade e controle para a Modelagem 3D com as ferramentas de superfície, sólidos e de malha.

Novo espaço de trabalho 3D
Para quem é novo no AutoCAD agora tem disponível um novo espaço 3D que possui um conjunto simplificado de modelagem, com ferramentas essenciais e funcionalidades de visualização facilitando assim o aprendizado e trabalho dos iniciantes.

Suporte a Nuvem de Pontos.
Com suporte para até 2 bilhões de pontos, pode-se rapidamente visualizar a nuvem de pontos e transforma-la em superfície com as ferramentas do AutoCAD.

Análise de superfície
Ferramenta que possibilita visualizar a continuidade entre diferentes superfícies.

Controles da Janela de Visualização – Viewport
Novos controles permitem alterar as configurações da viewport, pontos de visualização e estilos visuais de forma fácil e direta.

Array 3D Associativo
Os 3 tipos de Arrays associativos (rectangular, polar e caminho(Path)) incluem também a distribuição de objetos no espaço 3D.

Ícone UCS editável
O UCS foi atualizado permitindo a manipulação direta, ficando muito mais fácil e interativo. Agora é possível selecionar o ícone UCS e utilizar as alças multi-funcionais para: Mover a origem, Alinhar o UCS com objetos, e Girá-lo ao redor dos eixos X, Y ou Z, sem ter que acessar o comando UCS.

Autodesk Inventor Fusion
O AutoCAD 2013 possui uma integração melhor com o Inventor Fusion permitindo editar de forma flexível e também validar modelos de quase qualquer fonte, ajudando-o ainda experimentar os benefícios da facilidade de usar 3D no formato DWG nativo.

Recursos para Documentação

Seção e Detalhamentos
Uma nova guia para documentação facilita o acesso às ferramentas para a criação de Seções e Detalhes. Existem opções para gerar cortes comuns, incluindo metade, completo, deslocamento e alinhados. É possível especificar: limites circulares ou retangulares para vistas de detalhe, restringir as linhas de seção e os limites de detalhes, especificar pontos para manter fixos os detalhes e ainda definir estilos de visualização personalizável.

Texto
Na versão 2013 um novo estilo de texto, tachado, esta disponível para Mtext, Mleaders, Dimensões, ArcText e Tabelas oferecendo maior flexibilidade para representar texto em seus documentos.

Pré-visualização de Propriedades
Dinamicamente e instantaneamente é possível visualizar as alterações das propriedades de objetos antes de aplicá-las.

Interface Interativa
A interface do AutoCAD foi aprimorada para oferecer uma interação mais direta com o software. Você perceberá uma linha de comando ainda mais flexível, menus Ribbon contextuais, e mais objetos com suporte aos Grips multi-funcionais. Essa interação simplificada com ferramentas poderosas, tais como “arrays” e hachuras associativas vão ajudar a economizar tempo e a você concentrar-se em seu projeto.

Autodesk Content Explorer 
Recurso para encontrar rapidamente o seu projeto baseado em objetos e atributos.

Ferramentas de Documentação
Economize tempo, gerando automaticamente documentação inteligente para o software AutoCAD ®, Autodesk ® Inventor ®, e outros. Agora é possível Importar uma ampla variedade de outros formatos, incluindo SolidWorks ®, Pro/ENGINEER ®, CATIA, Rhino, e NX ®. As vistas de desenho, visualização de arestas e localização são atualizadas instantaneamente quando uma alteração de engenharia é feita.

Array associativo
Com esta funcionalidade é possível manter um conjunto de relações entre os objetos distribuídos de forma retangular circular e agora ao longo de um caminho especificado.

Ferramenta Blend
Permite criar objetos de “spline” com opções de tangência e suaves continuidade entre duas curvas, otimizando também o tempo de documentação.

Copy com Array
A ferramenta de cópia, “Copy”, inclui a nova opção “Array que ajuda você a criar rapidamente a distribuição linear não-associativa, economizando tempo em seu projeto.

Exclusão de objetos duplicados
Esta funcionalidade permite a remoção de geometria duplicada ou desnecessárias em desenhos. A ferramenta “Delete Duplicates” oferece desempenho especialmente em desenhos com muitos objetos.

Melhorias na Linha de comando
Nesta versão existe a opções de auto-completar para ajudar o acesso aos comandos de forma mais eficiente. Conforme você digita na linha de comando, o AutoCAD automaticamente completará a entrada com um comando de AutoCAD. Se você fizer uma pausa, ele exibe uma lista de comandos cujo prefixo corresponda o que você digitou, permitindo-lhe percorrer e selecionar na lista.

Grips com várias funções
O poder de multi-função dos Grips foi estendido para mais objetos do AutoCAD, incluindo linhas, arcos, arcos elípticos, dimensões e mleaders bem como faces 3D, arestas e vértices.

Autodesk Exchange para AutoCAD
Disponibiliza facilmente em sua área de trabalho: Download de plug-ins, vídeos, tutoriais, dicas e conteúdos de ajudas.

Encurte o tempo de revisão do projeto com desenhos paramétricos
Agora é possível criar restrições geométricas em tempo real enquanto você desenha, eliminando a necessidade de definir manualmente todas as suas relações de objeto.

Melhorias em Hachuras e Gradiente
Existe agora um maior controle com as melhorias na funcionalidade “Grips” e mais opções para a aparência das hachuras com a adição de cor de fundo. É possível com um clique enviar todas as hachuras para o fundo do desenho. Todos estes recursos juntamente com a pré-visualização permite você ganhar tempo em toda a definição.

Transparência em Camadas e Objetos
Agora existe uma flexibilidade para mostrar melhor componentes do desenho através da aplicação de transparência nas camadas, blocos, ou objetos.

Spline Atualizada
Foram adicionados várias opções na Spline, é possível facilmente adicionar e remover vértices, editar os pontos de ajuste ou vértices de controle, adicionar torções, e outras.

Economize tempo com as Escalas de anotações
Com as ferramentas de escala de anotação, pode-se criar um objeto de anotação de tipo único que redimensiona automaticamente na viewport, economizando um enorme tempo definição e operação.

Conjuntos de folhas organizados
O AutoCAD Sheet Set Manager organiza suas folhas de desenho, reduz etapas para publicar, cria vistas de layout, links de informação em legenda, e executa tarefas através de um conjunto de folhas de modo que tudo esteja em um lugar conveniente.

Melhorias em criar e editar múltiplos Leaders
Com a ferramenta multileader, é possível definir estilos para manter uniformidade em seu projeto. Permite adicionar múltiplas linhas Leader a um único objeto Leader, e até mesmo incluir balões ou blocos com conteúdo Leader. Agora você pode controlar o espaço em torno do texto mleader em um quadro de texto, e estender a linha de líder para o texto em vez de terminar na caixa de texto delimitadora.

Recursos de Conectividade

Conexão com o Autodesk 360
Com a otimizada ligação com o Autodesk ® 360 é possível sincronizar os arquivos, incluindo a sincronização de desenhos e pastas com sua conta online diretamente do AutoCAD. Pode-se exportar e anexar arquivos diretamente para a sua conta no Autodesk 360 e compartilhar arquivos com outras pessoas.

Importação de arquivos Inventor
O Autodesk Inventor Fusion adiciona às capacidades de projeto 3D no AutoCAD, permitindo-lhe flexibilidade em editar e validar modelos de quase qualquer fonte. Isto permite que você edite sólidos em blocos AutoCAD sem necessidade de explodi-los.

Compartilhamento em Mídia Social
Permite compartilhar os projetos do AutoCAD com o seu mundo social usando as conexões para o Facebook e Twitter.

Suporte a arquivos PDF
Com a importação TrueType font, recursos diversos ao PDF, e capacidades de edição poderosas, a facilidade de comunicação se torna mais fácil com o AutoCAD.

AutoCAD WS App

Com acesso direto a partir do AutoCAD 2013, AutoCAD WS web e aplicações móveis para o AutoCAD você fica ligado, concentado facilmente a seus projetos.

Conversor DWG
A ferramenta de conversão DWG™ permite converter facilmente arquivos DWG criados com o software AutoCAD, AutoCAD LT, ou outras aplicações baseadas em AutoCAD para qualquer uma das seguintes versões: Versão 14, 2000, 2004, 2007 e 2010. Também é possível a conversão de um lote de arquivos mais antigos deixando-os atuais.

Biblioteca de Materiais
O AutoCAD inclui centenas de materiais pré-definidos, podendo-se facilmente selecionar e editar usando o navegador e Editor de Materiais.

Salvar e compartilhar arquivos com DWG
Salve e compartilhe arquivos com confiança. A tecnologia DWG™ da Autodesk é a maneira autêntica e precisa de armazenar e compartilhar dados de projeto para trabalhar na indústria.

Facilidades para a impressão 3D
Tudo o que você está projetando agora pode ser feito em um protótipo físico através de uma impressora 3D, seja na sua própria, ou através de um provedor de serviços conectados. O AutoCAD facilita o envio de seu modelo 3D.

Personalização do AutoCAD 2013

Personalização e sincronização do arquivo de suporte
Agora é fácil você levar seus arquivos de personalização e preferências do AutoCAD para trabalhar em outras máquinas.

AutoCAD Apps
Seguindo a tendência da facilidade dos Apps, agora é fácil aumentar o poder do AutoCAD, adicionando facilmente recursos através de software/plug-ins ou Apps desenvolvidos por membros da Rede de Desenvolvedores Autodesk ADN.

Migração simplificada para o AutoCAD 2013
Ferramentas novas e aprimoradas tornar mais fácil migrar suas configurações personalizadas ou redefinir o AutoCAD para as configurações padrão de instalação.

Interface de programação para desenvolvimento de aplicações especializadas
Com acesso direto às estruturas de banco de dados, o sistema de gráficos, e definições de comando nativas, desenvolva mais facilmente o projeto e aplicações baseadas no AutoCAD que são adaptados para o seu negócio. Visite o AutoCAD Developer Center e conheça a plataforma de desenvolvimento.

Menus Ribbon mais customizáveis
Aumente a produtividade com a interface do usuário que é facilmente personalizável, e pode ser otimizado para cada usuário cumprindo também as normas de cada empresa.

Apoio ao Desenvolvimento Através da Autodesk Developer Network
Se você está criando um software inovador construído sobre AutoCAD, faça parte do Autodesk Developer Network. Acesse: Autodesk® Developer Network

Milhares de Melhorias do AutoCAD  através dos Parceiros da Autodesk
Obtenha vantagens competitivas com a ampla gama de soluções de softwares integradas ao AutoCAD. Acesse: Autodesk software partners

Automação de tarefas repetitivas e Gravador de ações
Economize tempo e aumente a produtividade ao automatizar tarefas repetidas sem requisitar a assistência de um gerente de CAD. Agora você pode gravar tarefas, adicionar mensagens de texto, e pedido a entrada do usuário, bastando apenas selecionar e reproduzir macros gravadas.

Foram adicionados vários detalhes que no dia a dia do projetista farão a diferença em sua produtividade.

No canal da Autodesk no youtube pode-se visualizar vários vídeos sobre o AutoCAD bem como outros softwares: http://www.youtube.com/user/Autodesk/videos?query=autocad+2013

A Render em sintonia com os lançamentos esta preparando um rico material para facilitar o aprendizado.

Sergio Stefani

Related Posts with Thumbnails

Share and Enjoy

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS

Uma ideia sobre “AutoCAD 2013 Atualização

Deixe uma resposta