3D ContentCentral: compartilhamento na Web de peças e conjuntos 2D e 3D

Em tempos atuais, os softwares CAD (Computer Aided Design) estão ganhando força nas diversas áreas, por exemplo, mecânica, design, civil e arquitetura. Os projetistas precisam desenvolver seus projetos com rapidez, para atender a demanda do mercado, e pensando nisto, a Dassault Systèmes desenvolveu uma comunidade virtual, denominada 3D ContentCentral. Nela qualquer pessoa, mesmo que não trabalhe com softwares CAD, pode fazer downloads dos arquivos disponibilizados e também disponibilizar os seus modelos.

Assim, os projetistas CAD ganham tempo no desenvolvimento de seus projetos, pois encontram diversos modelos prontos, dispensando a necessidade de modelá-los. Geralmente os catálogos de fornecedores são disponibilizados no formato PDF (Portable Document Format) ou DWG (Drawing). Além disso, a utilização do 3D ContentCentral pode agilizar outros processos, tais como:

  • Orçamento de componentes: através da comunidade, você pode pesquisar componentes do fornecedor, utilizando números de peças, nomes de produtos, descrições e outros critérios de aplicação, ou pode simplesmente navegar através de uma interface intuitiva do catálogo. Com o componente desejado localizado, basta solicitar um orçamento ao fornecedor, fazendo um pedido diretamente do 3D ContentCentral, criando um RFQ (Request for Quotation) ou Pedido de cotação, diretamente da página do componente;
  • Configuração: você pode configurar o componente antes de baixá-lo, com base em requisitos específicos, por exemplo: dimensões;
  • Visualização do arquivo: além dos arquivos na extensão do SolidWorks, você pode baixá-los no formato nativo de outros softwares bastante utilizados, por exemplo: CATIA, Pro/ENGINEER e AutoCAD, ou no formato padrão da indústria para os softwares: Autodesk Inventor Series, Solid Edge, Unigraphics, entre outros.

Então, conheça esse serviço gratuito de download de peças e montagens, Blocos 2D, Biblioteca de recursos, macros, e muito mais! Junte-se a essa comunidade ativa, com mais de 671.753 usuários de CAD e diversos fornecedores que compartilham peças e conjuntos em 2D e 3D!


Esta comunidade é especificamente destinada aos usuários e fornecedores que desejam compartilhar seus produtos, seja simplesmente como divulgação de seu trabalho, ou no caso dos fornecedores, utilizando a comunidade para:

  • Publicar modelos CAD de seus produtos para mais de 671.753 usuários de softwares CAD;
  • Dar suporte a futuros e atuais clientes, através de ofertas de modelos CAD, em mais de 30 extensões de arquivos em 2D e 3D;
  • Aumentar as vendas através do apoio a engenheiros, projetistas, designers e outros profissionais que procuram modelos CAD para seus produtos.

3D ContentCentral, um serviço online para publicação de catálogo para os fornecedores de componentes industriais:
Fonte da imagem: www.3dcontentcentral.com

Mas como tudo isso funciona?

Para usufruir de todas essas vantagens, primeiramente você deve fazer um cadastro no site: http://www.3dcontentcentral.com/Register-for-CAD-Parts-Models.aspx.

Após fazer o cadastro, para se localizar melhor, faça um Tour pelo site e veja os vídeos que a Dassault Systèmes desenvolveu para apresentar os recursos da comunidade: http://www.3dcontentcentral.com/demo/default/demo.aspx .

Um recurso muito interessante do 3D ContentCentral é a visualização da prévia do modelo 3D pesquisado, podendo rotacionar, mover, ampliar ou diminuir a vista do modelo. Para utilizar este recurso é recomendável o navegador Internet Explorer, porque alguns Browsers não o suportam, por exemplo, o Mozilla Firefox.

Além disso, você deve baixar o Viewpoint Media Player, para usufruir do recurso. Através desse Link: http://www.viewpoint.com você pode fazer o download.

Com a sua conta criada, você pode selecionar a opção My 3D ContentCentral e acessar todas as informações do seu perfil, além de poder gerenciar os seus Uploads, Favoritos, Portfólio, Pedidos, entre outras informações.

Se você é um fornecedor de componentes industriais e deseja criar um catálogo de seus produtos, é necessário cadastrar-se na plataforma de publicações denominada: Supplier Services.

Existem 4 etapas importantes que devemos salientar para a correta publicação dos modelos na comunidade, para a criação do catálogo:

  • Upload dos arquivos;
  • Revisão;
  • Publicação; e
  • Gerenciamento ou manutenção dos arquivos.

Quatro etapas simples para a criação do catálogo de produtos, no 3D ContentCentral
Fonte da imagem: www.3dcontentcentral.com

Caso você tenha dificuldade nestas 4 etapas e deseje saber como configurar o seu modelo no SolidWorks, antes de publicá-lo, a Dassault Systèmes disponibiliza um tutorial gratuito, em PDF, com todos os passos para a publicação de arquivos no 3D ContentCentral. Através desse link: http://www.3dcontentcentral.com/demo/sss/SupplierServices_Tutorial_Folder.zip você pode fazer o download do arquivo com o tutorial.

Agora que você já conhece a comunidade 3D ContentCentral, aproveite ao máximo todas as vantagens que este recurso da Web oferece. Fique à vontade para fazer downloads dos arquivos para agilizar o seu projeto, ou simplesmente para praticar os recursos que são ensinados nos cursos da Render Multimídia. Então, o que você está esperando para participar do 3D ContentCentral?

Related Posts with Thumbnails

Share and Enjoy

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS

One comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *