O Grande Boom da Animação Brasileira

A cada dia novas animações nacionais são lançadas no mercado, atingindo públicos de diversas idades, através do cinema e da televisão.

tromba_tremFonte: Tromba Trem

O cenário da animação brasileira nunca esteve tão aquecido! Basta ligarmos a TV para conhecermos Peixonauta, Tromba Trem, Historietas Assombradas e até O Sítio do Pica-Pau Amarelo, baseado na obra de Monteiro Lobato. Também estão disponíveis diversas outras séries, transmitidas em canais infantis, tais como: Cartoon Network, Gloob e Discovery Kids.

Mas nem sempre foi assim, se voltarmos um pouquinho no tempo, por exemplo, para antes dos anos 2000, de quantas séries ou longas de animação brasileiros você lembra?

A resposta da maioria seria: nenhuma, uma,…

Porém essa situação vem mudando desde o início dos anos 2000, com o barateamento do custo da produção de animações digitais, possibilitando o desenvolvimento de desenhos animados com equipes menores, em um espaço de tempo mais curto.

De acordo com a ABCA (Associação Brasileira de Cinema e Animação), a quantidade de filmes animados passou de 216 durante toda a década de 90 para 373 produzidos entre os anos 2000 e 2004.

Junto do barateamento da produção, podemos somar também festivais, leis de incentivo e editais que possibilitam a divulgação e produção de animações no Brasil. Como exemplo, podemos citar os incentivos fiscais lançados pela Ancine, Agência Nacional do Cinema.

A última lei a ser sancionada foi a Lei da TV Paga, que visa o aumento da transmissão de produções nacionais, exigindo a veiculação de uma hora e dez minutos semanais de tal conteúdo em canais de televisão pagos.

A busca por conteúdo infantil para os canais pode ser considerada como um dos grandes motivos para este Boom na produção de desenhos animados no país, colocando 10 séries no ar em 2012 e contando com a produção de mais 30 a serem lançadas durante todo o ano de 2014, de acordo com o site O Globo.

Abraçando essa oportunidade, as animações brasileiras estão conquistando seu espaço na televisão e no coração do público, como a série Historietas Animadas (para crianças malcriadas), que em 2013 conquistou a maior audiência dos canais pagos infantis, e Peixonauta, que já é transmitida em 72 países.

20130312002943!Historietas-assombradas_logo

Fonte: Historietas Animadas

Exemplos como esses mostram que os desenhos animados brasileiros possuem qualidade de sobra e chegaram ao mercado para ficar.

E você, também quer trabalhar com animação, ou quer aperfeiçoar as suas técnicas?

A Render te mostra como! Veja a seguir os cursos de animação disponíveis:

Curso Flash CS5 Técnicas de Criação de Personagens

Curso Flash CS5 Animação de Personagens

3ds Max 2010 Configuração e Animação de Personagens

3ds Max 2010  Técnicas de Modelamento de Personagem

3ds Max 2014 Modelamento de Cenários para Animação

 

Fontes:

Ancine – Série brasileira de animação é líder de audiência infantil na TV paga

Ancine – Nova Lei da TV Paga estimula concorrência e liberdade de escolha

O Globo – Produção de seriados de animação brasileiros se firma com 30 novos projetos em curso

ABCA – Histórico Brasileiro 

Related Posts with Thumbnails

Share and Enjoy

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *